Olá pessoas, tudo bem com vocês? Meu primeiro post aqui =D
Bom, tudo estava funcionando corretamente até inserir o código "chanceDeErrar" na linha 59 do código.
Fiz algumas alterações no código que nos é mostrado, como o "verificaColisaoRaqueteOponente", talvez seja esta a complicação?
Obs.: Quis uma ambientação mais retro lembrando jogos em 8 bits, coloquei uma música e ficou um pouco alta, como poderia diminuir a mesma pelo próprio p5js ?
//A trilha sonora está comentada por conta do volume muito alto :D https://editor.p5js.org/matteuspds/sketches/JePIWPDaI
// variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro /2;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
// variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
// variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
//Sons do Jogo
let trilha;
let raquetada;
let ponto;
//Chance de errar
let chanceDeErrar = 0;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
//trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostrabolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
verificaColisaoRaquete();
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente)
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaqueteOponente();
incluiPlacar();
marcaPontos();
chanceDeErrar();
}
function mostrabolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if(yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x, y){
rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if(keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar;
calculaChanceDeErrar();
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39);{
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <=35){
chanceDeErrar = 35;
}
}
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function verificaColisaoRaqueteOponente(){
if (xBolinha + raio > xRaqueteOponente && yBolinha - raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaqueteOponente){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function incluiPlacar (){
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color (255,140,0));
rect (160, 10, 20);
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color (255,140,0));
rect (460,10, 20);
fill(255);
text(pontosDoOponente, 470, 26);
}
function marcaPontos(){
if (xBolinha > 590){
meusPontos +=1;
ponto.play();
}
if (xBolinha < 10){
pontosDoOponente += 1;
ponto.play();
}
}