2
respostas

Antes de dizer: "eu acho que HTML não é linguagem ou não tem cógido" tenha a definição na mente!

Lendo o fórum, observei que alguns discordam de respostas de exercícios e mesmo de definições. Colocam "eu acho" na frente, como li em alguns comentários que: " eu acho que HTML não é linguagem, não se faz código em HTML...", mas não apresentaram um argumento do porque acham isso, que corrobore, que justifique esse achismo.

Discrodar é ótimo, ajuda e muito no esclarecimento, em melhorar situações ao invés de sempre dizer amém.

Entretanto vejo que alguns vomitam o que pensam, antes de parar e de se perguntar:

"Por que estou discordando disto? Quais são os argumentos e/ou evidências que eu tenho que validam minha hipótese e não aquela que me foi apresentada?"

Fica a dica: vamos estudar mais, ter mais certeza das definições sobre aquilo que falamos e ao pensar, raciocionar primeiro sobre o que se pensa!

O Paulo CEO da Alura, na apresentação (Live abertura do Desenvolve 2023) dele, que ele fez de supetão e foi EXCELENTE!!!! Ele deixou claro, tem que ralar, sair do mimimi, se dedicar! Para isto, temos que aprender a raciocinar!

2 respostas

Oi, André, tudo bem?

Acredito que é comum as pessoas começarem com "eu acho, acredito, etc" por conta de ser uma técnica de comunicação não-violenta. É interessante ver as pessoas, muitas vezes inconscientemente, usando uma comunicação não agressiva para transmitir ideias. Deixa o ambiente mais amigável para conversação.

Além de ser espaço de discussão (como você já disse), o fórum também é um um espaço de aprendizado colaborativo (e voluntário), então usar esse tipo de expressão também deixa claro que a pessoa está ciente da possibilidade de estar errada e está aberta a ter a opinião contestada. Alguém pode estar equivocado ao se expressar sobre um assunto, simplesmente pela falta de saber, mas não acho que seja negativo expressar uma opinião falha. A pessoa que não se expressa pode mais tarde descobrir sozinha que estava errada ou pode carregar conhecimentos incompletos pela falta de discussão porque pode ter se sentido intimidada. Aprender algo novo pode ser assustador, afinal de contas.

É melhor opinar e ser corrigido do que se fechar porque é visto como incoveniente por alguns.

Oi Bruna, comigo tudo bem e contigo?

Bruna, concordo com você plenamente. Fórum é espaço que pode ser de aprendizado e o é de discussão permanente.

"Alguém pode estar equivocado ao se expressar sobre um assunto, simplesmente pela falta de saber, mas não acho que seja negativo expressar uma opinião falha. A pessoa que não se expressa pode mais tarde descobrir sozinha que estava errada ou pode carregar conhecimentos incompletos pela falta de discussão porque pode ter se sentido intimidada." Há um viés de vitimizção nesta fala.

Estive em um fórum com algumas pessoas e os contratantes estão reclamando que as pessoas aprendem a programar a digitar <metacharset="UTF-8">, mas mas não sabem o que significa, está fazendo grupos perderem tempo porque a pessoa acha que não deve ser cobrada.

Para quem quer trabalhar nesta área, tem que saber, estar ciente que a pressão é enorme.

Essa conversa de que rebater, chamar a atenção para uma falha não pode ser feita porque a pessoa se sentirá intimidada, é ela que está assim, então tem que melhorar dererminada softskill.

Fui professor de vários níveis escolares: está deficiente o processo cognitivo da maioria! Está falho, eu goste ou não de ler ou ouvir sobre isto! É fato! não é invenção.

Ps.: Em momento algum escrevi que não se deve perguntar nos fóruns! Não existe pegunta boba, se existe a dúvida pergunte! Apenas reitero, temos que parar sim, pra pensar antes de vomitar o que vem à mente! Tem que raciocinar sim!

Se assim não fizer, fatalemtne o indivíduo será uma pessoa intimidada para o resto da vida.

Senão, viveremos em um mundo de polianas!