Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Angular2 (SPA) é recomendado para um sistema ERP?

Bom dia!

Estou com dificuldade de enxergar quais as vantagens e desvantagens de usar SPA (com Angular2) em uma aplicação ERP. Já li alguns artigos pela internet que dizem que não seria uma boa ideia, mas não contextualizam sua opinião.

Alguém poderia me ajudar? E, seguindo esse assunto, quais os tipo de aplicação onde SPA se enquadra e não se enquadra?

2 respostas
solução!

Olá Marta, tudo bem?

Sobre desenvolver apps ERPs com Angular eu não consigo passar um feedback. Entretanto, consigo falar um pouco sobre onde se enquadra o uso de SPAs.

Imagine que você precise criar uma aplicação na qual você terá um cliente web, android ou iOS. Teoricamente, você precisará de um servidor para persistir e consultar os dados, certo? Porém, se esse servidor ficar com a responsabilidade de renderizar a página você vai ter que se preocupar em ter um Web Service para que seus clients mobile funcionem também!

Em outras palavras, valeria mais a pena criar, por exemplo, apenas a Web Service e todos os nossos clientes consumirem ela, ou seja, com as SPAs, considerando o Angular, podemos criar uma aplicação web totalmente independemente do servidor, dessa forma, deixamos a responsabilidade do servidor em apenas armazenar os dados e devolvê-los. Além disso, veja que dessa forma a API (o servidor) não precisa mais se preocupar como que é a página, ele apenas cuidará dos dados, e também, o desenvolvedor não precisa mais ter que lidar com tecnologias peculiares do servidor, como por exemplo JSPs.

Além disso, vale lembrar que uma das coisas legais das SPAs é que ficam alocadas no cliente, ou seja, o carregamento é muito mais rápido com excessão da primeira vez que baixa tudo de uma vez... Portanto a experiência do usuário será melhor por ter uma resposta mais rápida.

Também podemos contar com a manutenção e facilidade no desenvolvimento, pois esses frameworks, como é o caso do Angular, facilitam e muito a vida do dev em fazer diversas features no front.

Essas são as minhas impressões para SPAs fazendo a abordagem desses frameworks como é o caso do Angular.

Abraços.

Alex, muito obrigado pelo seu ponto de vista!