Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

ALTOS E BAIXOS

Salve, galera.

Hoje terminei o curso de Javascript e HTML, uffa! Eu até poderia ter terminado antes, acho que daria pra terminar dois dias atrás, mas bateu um desanimo tão imenso que sei lá, perdi um pouco o foco e motivação. Às vezes, parece que não vai dar, não vou conseguir mesmo, principalmente quando os ombros começam a doer muito, mesmo usando de técnicas como a do pomodoro, o cansaço bateu. Fiquei pensano nos motivos pra continuar, se eu seguia a vida mesmo e também pensei que é sobre isso, uma prova de resistência também, mais mental/emocional. Quase como uma espécie de sabotagem da prespectiva de ter um futuro "diferente", podendo pressupor o mesmo e/ou continuar no corre violento do dia-a-dia.

Bom, terminei essa primeira etapa e fique pensando, como minhas/meus parceiras/os de turma fazem para superar o cansaço, desanimo e a auto-sabotagem? Eu até me dei recompensar e estou aplicando mesmo as ferramente do treinamento pessoal, mas queria saber de vocês.

Diz ai? :)

2 respostas

Oi Fabi! Espero que você esteja bem.

Puxa, me identifiquei tanto com seu relato. Sinto muito que esse cansaço tenha sido tão grande assim a ponto de te fazer questionar os seus objetivos.

Quando eu comecei a estudar, no começo desse ano, percebia o caminho tão imenso pela frente junto com a dificuldade que eu tinha com os conceitos mais básicos, e pensava que jamais seria capaz de estar nesse universo da tecnologia. Por muitas vezes terminava o dia tão cansada depois de encarar assuntos complexos que não tinha energia pra dispender nas coisas que mais me trazem vitalidade, e isso pode ser bastante frustrante. Começar no dia seguinte era sempre mais difícil.

O que mais mudou minha experiência foi o reaprendizado do descanso. A velha frase "aprender a descansar, não a desistir" fez tanto sentido. Percebi que a atividade intensa de aprendizado de algo completamente novo na minha vida exigia também que eu explorasse outras formas de me cuidar, além de confiar naquelas que sempre estiveram presentes com a pessoa que eu era até então. Me dediquei mais à meditação, ao afastamento das redes sociais e descobri que meu corpo precisava de um tipo de movimentação diferente por passar tantas horas sentada em frente ao computador. Além, claro, de arte!

É principalmente um exercício de autoconhecimento, sabe? Cada pessoa só pode descobrir por si a melhor solução, mas a gente compartilha e ouve histórias, porque é individual, não solitário, e a diversidade de ideias sempre cai bem.

As ferramentas que são apresentadas nos cursos de desenvolvimento pessoal são super funcionais e trazem de verdade resultados incríveis quando bem aplicadas, mas a base sólida da sua jornada é sempre você mesma, e olha tudo que você tá fazendo por si! Essa dedicação vai frutificar na sua vida, não se deixa esquecer. Mas, mais ainda, não esquece de cuidar de quem você é hoje e respeitar seus limites.

Acredito que esse curso em que a Priscila fala sobre a Síndrome do Impostor possa ser um bom aliado nos seus próximos passos.

Estamos juntas, Fabi. Um forte abraço.

solução!

É exatamento sobre isso, Lari. A impostora chega quando o cansaço bate. Agradeço por partilhar comigo um pouco de como foi pra você, super me identifico. Hoje estou melhor, ontem tirei o dia pra descansar e foi engraçado ler sobre as redes sociais, ontem mesmo eu desinstalei o insta e tracei um novo plano de ação para os próximos meses.

"aprender a descansar, não a desistir"

Gratidão