1
resposta

Alteração de cor

Se eu quiser alterar cores, por exemplo, o fundo lilás é só eu alterar o arquivo head.css e substituir?

1 resposta

Oi Renátilla! Tudo bem contigo?

A resposta para sua pergunta é sim.

No caso, se você realizar a alteração ali devera funcionar certinho, bem como qualquer outra alteração que você fizer.

Contudo, em alguns momentos pode ser que mesmo fazendo a mudança no código ela não seja aplicada, e isso acontece devido ao cache do navegador, então para que a mudança seja aplicado você pode somente desabilitar ele seguindo o tutorial abaixo:

  1. Use "F12", ou "Ctrl + Shift + i", para abrir o "Dev Tools", lá você deve procurar pela aba "Network" e clicar nela.
  2. Ou você pode somente clicar com o botão direito do mouse sobre a página e clicar na opção "Inspecionar" e procurar pela aba "Network" e clicar nela.
  3. Na aba "Network" você deve desabilitar o cache clicando na opção "Disable Cache".
  4. Após isso você pode voltar para editor de sua preferência, procurar pelo estilo que deseja mudar e realizar as alterações que queira.
  5. Eu vou deixar um GIF abaixo onde eu realizo todo o processo passo a passo:

GIF de troca de cor do cabeçalho e desabilitação do cache do navegador na aba "Network" do dev tools

Só um detalhe, ali no GIF eu recarreguei a página algumas vezes usando a tecla F5 do meu teclado tá, só para esclarecer, e talvez algumas partes podem ter sido cortadas, mas o geral ali foi feito o que foi passado acima no mini tutorial. Se não entender algo é só perguntar tá ;)

  • Você pode ver no GIF as duas coisas que falei, no cabeçalho ele funcionou porque eu já tinha mexido antes, então quando eu estava no arquivo header.css e mexi na cor do cabeçalho ele trocou a cor, mas quando eu fui para o arquivo footer.css e alterei a cor ele não aplicou, então eu tive que inspecionar a página e desabilitar o cache do navegador manualmente.

Só para finalizar, no mercado, em produção ou para o cliente, a solução que usaríamos seria muito mais robusta do que simplesmente desabilitar o cache, trataríamos essa situação usando o código PHP diretamente para que o cache fosse carregado corretamente, mas, para nosso contexto, apenas desabilitar o cache do navegador é suficiente.

Em suma era isso, caso precise eu estarei por aqui! :)

Abraços e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor marque ele como solução! ✓

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software