Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Alguns problemas

Fala galera!

Segui as recomendações ai mas as vezes a bolinha gruda atrás da raquete... Enfim, segue o meu ai caso alguém consiga me ajudar a melhorar ou queira dar uma olhada:

https://scratch.mit.edu/projects/559382146

1 resposta
solução!

Olá Lucas, como vai?

Nossa!! Eu adorei o seu jogo e as personalizações que você fez, ficou muito bacana e essas personalizações ajudam e muito a fixar os conceitos. Parabéns!!

Esses problemas que estão acontecendo são bem fáceis de resolver, vou te mostrar como:

1 - Ajustando a direção da bolinha quando toca na raquete

Percebi que a bolinha está tomando algumas direções aleatórias quando toca na raquete, isso está acontecendo pois no bloco de código onde definimos a direção da bolinha depois de tocar nas raquetes você acabou colocando o código aponte para a direção posição y * -1 quando o correto seria aponte para a direção direção * -1, corrigindo o bloco ficaria assim:

Alteração do código de direção

Fazendo essa alteração já podemos perceber que a direção da bolinha já começa a funcionar como o esperado, vamos ajeitar os pontos agora.

2 - Ajeitando a contagem de pontos

Você vai perceber que a contagem de pontos está um pouco errada, as vezes funciona e as vezes não. Para corrigir isso precisamos alterar a posição que vai ser utilizada para identificar os pontos, ficaria assim:

• Pontuação do adversário

Indicação do código de pontos do adversário

• Sua pontuação

Indicação do código dos seus pontos

Aqui inseri os valores de -231 e 231 pois testei aqui no seu código e funcionaram bem, mas você pode testar outros valores e fazer a personalização que quiser, é só arrastar a bolinha pra perto da borda, ver os valores e trocar no código, aí você vai vendo o que fica melhor no seu projeto, beleza?

Fazendo essas alterações você vai perceber que não conseguimos acertar algum ponto no adversário pois ele sempre defende com a raquete, desse jeito vamos sempre perder o jogo. Para alterar isso vamos inserir uma diferença no direcionamento da raquete do oponente pra que ela siga a bolinha, porém tenha uma distância permitindo fazermos pontos. Ficaria assim:

Inclusão de -50 na direção

Feito isso, você vai perceber que vamos começar a acertar pontos no oponente como queríamos. Agora pra finalizar, precisamos corrigir um bug que acontece de computar mais de um ponto de uma vez, mas é bem simples. Pra corrigir isso vamos inserir o comando espere 1 seg nas contagens de ponto, assim antes de contar um novo ponto irá aguardar 1 segundo e não terá mais esse erro. Ficaria assim:

Indicação de inclusão de temporizador

Fazendo essas alteração seu jogo vai funcionar como você espera e vai ficar ainda mais bacana. Testa aí e depois me conta o que achou.

Espero ter ajudado e se tiver alguma dúvida fique a vontade para mandar aqui no fórum. Bons estudos =)