Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Além do Broker no Raspberry, como eu posso usar MQTT para armazenar os DADOS e criar condicional

A ideia aqui sugerida é usar as informações do Broker no Raspberry e usá-la para armazenar e criar uma condicional tipo acender algum LED no Raspberry caso um determinado valor seja alcançado.

2 respostas
solução!

Olá Adriano,

O Broker vai fazer a comunicação entre o dispositivo IoT conectado a algum sensor (publisher) e algum outro dispositivo que irá ler esses dados (subscriber).

Pelo o que eu entendi, você gostaria de ter um publisher com algum sensor coletando algum dado e repassando esse dado para o Broker MQTT. Do outro lado haveria o Raspberry Pi atuando como subscriber recebendo esse dado e aplicando uma lógica, como por exemplo acender um LED, se o valor lido chegar a determinado valor, correto?

Se for isso, a condição será aplicada no Raspberry. Uma aplicação vai se conectar ao Broker, irá ler os dados e ativar os pinos GPIO do raspberry pi.

Imagino que seja possível fazer isso com algum script em Python onde será especificado a conexão MQTT e o tópico. Uma vez lido o valor, é só ativar ou desativar os pinos GPIO.

Obrigado Leonardo, na teoria é isso mesmo, eu gostaria que no Raspberry funcionasse um Broker na rede local com Mosquito, para que ele fizesse a gravação dos dados e ativasse um led quando determinada condição fosse satisfeita.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software