9
respostas

add untracked e patch

bom dia,

para que serve o add untracked e o patch? porque eu consigo atualizar com o update, correto?

obrigada!

9 respostas

Oi Taina, o add untracked serve para adicionar arquivos que ainda não haviam sido comitados anteriormente.

Usando o patch você consegue selecionar linhas específicas de um arquivo para serem comitadas, e deixar outras pra comitar depois.

O update você usa pra comitar todas as mudanças que foram feitas em um arquivo que já tinha sido comitado em seu repositório antes.

Abraços!

o add untracked seria para adicionar (add) onde?

ahhh consegui entender o add untracked! sao para os que nunca foram comitados ne.. consegui entender melhor testando aqui!

seria tipo um git add ?

Exatamente taina!

O add untracked é para os arquivos que ficam na parte de baixo, onde fica:

Untracked files:
  (use "git add <file>..." to include in what will be committed)

=D o patch é muito utilizado? nao consegui pratica.. é porque eu achava que GERALMENTE se comitava o arquivo no geral e nao por linhas!

nao consegui praticar o patch..

Olá Tainá.

Eu nunca usei o patch, mas pode ser bem útil sim.

Vamos lá, edite algumas coisas e, na hora de adicionar os arquivos para commit, execute o comando de uma das seguintes formas:

a) git add --patch
b) git add -p

O que vai acontecer é que o Git vai te apresentar alteração por alteração (denominadas como "hunks") e perguntar se você confirma. "y" para yes e "n" para no, mas tem outras opções que você pode pressionar "?" para ver, como a opção "d" quando você já aceitou todas as alterações que queria e deseja ignorar o restante.

Teste novamente e avise aqui :)

oi bruno!

eu fiz isso mas so que onde eu escolho a linha a ser comitada? e onde pode inserir o comit?

Altere um arquivo em dois locais, por exemplo. Pode ser adicionar linhas em branco. Salve ele e use o comando git add -p.

Ele vai percorrer cada alteração e te perguntar se quer incluir tal alteração à indexação (para que depois seja "commitado").

Você está usando o Git por onde? Se for pelo bash, aparece no bash mesmo para confirmar, como nessa imagem:

https://files.petrzemek.net/blog/2016-07-10-git-patch-mode-all-the-way/git-add-hunk.png

O que está em verde é o que foi alterado. Se clicar "y', aceitará as alterações e o git add funcionará como você já conhece, adicionando as alterações do arquivo à indexação e, quando você der commit, essas alterações vão junto. Se clicar "n", essas alterações não serão indexadas, logo também não "commitadas".

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software