bom dia,
para que serve o add untracked e o patch? porque eu consigo atualizar com o update, correto?
obrigada!
bom dia,
para que serve o add untracked e o patch? porque eu consigo atualizar com o update, correto?
obrigada!
Oi Taina, o add untracked
serve para adicionar arquivos que ainda não haviam sido comitados anteriormente.
Usando o patch
você consegue selecionar linhas específicas de um arquivo para serem comitadas, e deixar outras pra comitar depois.
O update
você usa pra comitar todas as mudanças que foram feitas em um arquivo que já tinha sido comitado em seu repositório antes.
Abraços!
o add untracked seria para adicionar (add) onde?
ahhh consegui entender o add untracked! sao para os que nunca foram comitados ne.. consegui entender melhor testando aqui!
seria tipo um git add ?
Exatamente taina!
O add untracked é para os arquivos que ficam na parte de baixo, onde fica:
Untracked files:
(use "git add <file>..." to include in what will be committed)
=D o patch é muito utilizado? nao consegui pratica.. é porque eu achava que GERALMENTE se comitava o arquivo no geral e nao por linhas!
nao consegui praticar o patch..
Olá Tainá.
Eu nunca usei o patch, mas pode ser bem útil sim.
Vamos lá, edite algumas coisas e, na hora de adicionar os arquivos para commit, execute o comando de uma das seguintes formas:
a) git add --patch
b) git add -p
O que vai acontecer é que o Git vai te apresentar alteração por alteração (denominadas como "hunks") e perguntar se você confirma. "y" para yes e "n" para no, mas tem outras opções que você pode pressionar "?" para ver, como a opção "d" quando você já aceitou todas as alterações que queria e deseja ignorar o restante.
Teste novamente e avise aqui :)
oi bruno!
eu fiz isso mas so que onde eu escolho a linha a ser comitada? e onde pode inserir o comit?
Altere um arquivo em dois locais, por exemplo. Pode ser adicionar linhas em branco. Salve ele e use o comando git add -p.
Ele vai percorrer cada alteração e te perguntar se quer incluir tal alteração à indexação (para que depois seja "commitado").
Você está usando o Git por onde? Se for pelo bash, aparece no bash mesmo para confirmar, como nessa imagem:
https://files.petrzemek.net/blog/2016-07-10-git-patch-mode-all-the-way/git-add-hunk.png
O que está em verde é o que foi alterado. Se clicar "y', aceitará as alterações e o git add funcionará como você já conhece, adicionando as alterações do arquivo à indexação e, quando você der commit, essas alterações vão junto. Se clicar "n", essas alterações não serão indexadas, logo também não "commitadas".