1
resposta

Acesso ao repositório github.

Quando eu conecto e dou um push para um repositótio github pela primeira vez, ele pede para eu me autenticar para assim conseguir enviar meus dados para o repositório, então como o repositório é meu, eu clico para autenticar com o navegador e pronto. Mas eu tenho uma dúvida, se por exemplo, eu e uma equipe temos uma ideia de um projeto, cada um vai ficar com uma parte e depois todos vão enviar para um repositório no github, mas se eu criar um repositório na minha conta, eu terei que dar acesso a ela para cada integrante da equipe conseguir dar push??, ou eu teria que criar uma conta no github só para este projeto e dar acesso á cada um??, eu acho essas duas alternativas Inviáveis, então existe alguma outra forma de resolver esse problema?

1 resposta

Olá Tiago, tudo bem?

Para trabalhar em equipe com o GitHub começa dessa forma mesmo, mas tem alguns detalhes que possam te esclarecer sobre autenticação e versões. Vou tentar ir explicando com um passo a passo para tentar te ajudar.

1) Um integrante cria o repositório Git

Inicialmente, é da forma que você falou mesmo. Um integrante cria um repositório no GitHub, se autenticando e ficando com o repositório em seu perfil.

2) Os outros integrantes pegam essa versão criada

Sendo assim, os outros integrantes devem separar um diretório em suas máquinas e iniciar o Git com git init

Em seguida, caso o integrante da etapa 1 criou o reposiório público, o outros podem encontrá-lo no GitHub e clonar com git clone <endereço-repositório>

A equipe pode encontrar o endereço na opção Code do repositório e copiar o https:

Repositório no GitHub com destaque nas opções Code e Copiar

Porém, caso o integrante da etapa 1 tiver feito o repositório privado, ele deve convidar cada membro. Caso tenha interesse de ver como é esse processo, segue o GitHub Docs.

Assim, cada membro irá receber o convite no email, que ao aceitar, terá acesso ao repositório e poderá fazer o git clone

Detalhe que para fazer o git clone também é preciso se autenticar. E ao fim desse processo, cada membro terá uma versão do repositório em seu perfil do GitHub. Segue um exemplo:

Esse é um repositório privado que trabalho em equipe, onde a tobiasisabella criou o repositório e eu clonei para colaborar, assim fiquei com uma versão em meu perfil que aparece o texto forked from tobiasisabella. Além disso, é possível notar o número de versões (fork) que são 4, ou seja, somos 4 integrantes.

Repositório citado acima com destaque na mensagem "forked from tobiasisabella" e na quantidade de fork, 4

3) Fluxo de trabalho

Assim, o fluxo de trabalho seria bem o que foi visto no curso, em suma:

  • A cada alteração feita, é preciso adicioná-la com git add
  • Em seguida, é preciso salvá-la com git commit
  • Depois é preciso subir o commit com git push
  • Opcional: em trabalho em equipe é comum cada um fazer uma funcionalidade, então é usual utilizar ramificações/branches, como foi mostrado no curso com a branch título
  • Caso o usuário utilizar branch é preciso fazer o git merge para juntar as alterações, tomando cuidado com os possíveis conflitos.

Trabalhando em equipe é de suma importância fazer o git pull antes de fazer as alterações, para atualizar sua versão com a dos outros membros.


Outra forma de colaborar com o GitHub

Seria com o pull request, onde em um repositório público no GitHub, você pegar sua versão com git clone, realizar suas alterações e em seguida fazer uma solicitação de alteração/pull. Assim, o dono do repositório poderá aceitar ou rejeitar sua solicitação. Para mais detalhes:

Espero que tenha ajudado e qualquer coisa, estamos à disposição!

Abraços e bons estudos 😄


Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software