Olá! Estou migrando de carreira, e objetivo ser um Dev FullStack Java. Aceito dicas de como posso ser melhor sucedido em atingir meus objetivos.
Olá! Estou migrando de carreira, e objetivo ser um Dev FullStack Java. Aceito dicas de como posso ser melhor sucedido em atingir meus objetivos.
Oi, Tiago! Tudo bem?
Para guiar os seus estudos em Java, deixo algumas sugestões:
Há também um roadmap de formações em Java aqui na plataforma:
Somado a isso, tenho algumas dicas que podem te ajudar nessa jornada:
Fundamentos de Programação: Certifique-se de ter uma base sólida em lógica de programação e estruturas de dados, pois isso é essencial para qualquer desenvolvedor.
Aprenda Java a Fundo: Como seu foco é Java, invista tempo para dominar a linguagem, estude conceitos como orientação a objetos, coleções, exceções, e a API do Java.
Frameworks Backend: Para o desenvolvimento backend, familiarize-se com frameworks como Spring Boot, que é amplamente utilizado e vai te ajudar a criar aplicações robustas e escaláveis.
Desenvolvimento Frontend: Como FullStack, você também precisará conhecer tecnologias frontend. HTML, CSS e JavaScript são fundamentais. Além disso, frameworks/libraries como React, Angular ou Vue.js são muito utilizados no mercado.
Banco de Dados: Aprenda sobre bancos de dados relacionais (como MySQL, PostgreSQL) e não relacionais (como MongoDB), pois saber como modelar e consultar dados é crucial.
Versionamento de Código: Git é uma ferramenta essencial para qualquer desenvolvedor. Aprenda a usar o Git e plataformas como GitHub ou GitLab para versionamento de código e colaboração.
Práticas de Desenvolvimento: Estude sobre metodologias ágeis (como Scrum e Kanban), testes automatizados e integração contínua/entrega contínua (CI/CD), pois são práticas são muito valorizadas no mercado.
Projetos Práticos: Coloque a mão na massa! Desenvolva projetos pessoais ou contribua para projetos open-source, pois isso não só melhora suas habilidades, mas também enriquece seu portfólio.
Espero ter ajudado!
Um forte abraço e bons estudos!
Muito obrigado Sarah!