Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Aceito dicas

Olá! Estou migrando de carreira, e objetivo ser um Dev FullStack Java. Aceito dicas de como posso ser melhor sucedido em atingir meus objetivos.

2 respostas
solução!

Oi, Tiago! Tudo bem?

Para guiar os seus estudos em Java, deixo algumas sugestões:

Há também um roadmap de formações em Java aqui na plataforma:

Diagrama de fluxo com sugestões de cursos em Java, começando do básico e avançando para tópicos como Spring Boot, arquitetura de microsserviços e boas práticas de programação.

Somado a isso, tenho algumas dicas que podem te ajudar nessa jornada:

1. Fundamentos de Programação: Certifique-se de ter uma base sólida em lógica de programação e estruturas de dados, pois isso é essencial para qualquer desenvolvedor.

2. Aprenda Java a Fundo: Como seu foco é Java, invista tempo para dominar a linguagem, estude conceitos como orientação a objetos, coleções, exceções, e a API do Java.

3. Frameworks Backend: Para o desenvolvimento backend, familiarize-se com frameworks como Spring Boot, que é amplamente utilizado e vai te ajudar a criar aplicações robustas e escaláveis.

4. Desenvolvimento Frontend: Como FullStack, você também precisará conhecer tecnologias frontend. HTML, CSS e JavaScript são fundamentais. Além disso, frameworks/libraries como React, Angular ou Vue.js são muito utilizados no mercado.

5. Banco de Dados: Aprenda sobre bancos de dados relacionais (como MySQL, PostgreSQL) e não relacionais (como MongoDB), pois saber como modelar e consultar dados é crucial.

6. Versionamento de Código: Git é uma ferramenta essencial para qualquer desenvolvedor. Aprenda a usar o Git e plataformas como GitHub ou GitLab para versionamento de código e colaboração.

7. Práticas de Desenvolvimento: Estude sobre metodologias ágeis (como Scrum e Kanban), testes automatizados e integração contínua/entrega contínua (CI/CD), pois são práticas são muito valorizadas no mercado.

8. Projetos Práticos: Coloque a mão na massa! Desenvolva projetos pessoais ou contribua para projetos open-source, pois isso não só melhora suas habilidades, mas também enriquece seu portfólio.

Espero ter ajudado!

Um forte abraço e bons estudos!

Muito obrigado Sarah!