Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

A pandemia tem influenciado na procrastinação? Como manter a constância e disciplina?

constância, disciplina e rotina.

5 respostas
solução!

Olá Thayane.

Tudo bom?

Eu penso que depende um pouco da inclinação de cada um. Se já se tem uma inclinação à procrastinação, imagino que a pandemia possa favorecer sim. E que alguém com tal comportamento retomará sua constância e sua rotina ao perceber o sentido destas coisas para com seu objetivo.

No meu caso, a pandemia me ajudou a ter mais tempo para estudar e fazer atividades mais prazerosas em casa.

Espero que esteja gostando do curso :)

Bons estudos e abraços =)

Oi Thayane,

Bom tópico de discussão. Eu tendo a acreditar que a pandemia auxiliaria justamente no contrário, porque com o isolamento nós tivemos menos atividades concorrentes para atuar como ralo de atenção.

Mas pensando um pouco mais sobre o assunto, também vejo o outro lado.

O isolamento, tornou mais dificil os momentos sozinhos para aqueles que possuem familia, e com todo mundo em casa, talvez realmente seja mais dificil de se concentrar em um tópico de estudo.

No geral acho que o segundo caso é mais recorrente, ou seja, aquele jovem que ainda vive com os pais, aqueles pais que agora não tem mais como deixar seu filho em uma creche e assim por diante.

Olá. Ótimo tópico, Thayane. Me identifiquei pois durante a pandemia constatei que me tornei ainda mais procrastinador do que na "vida normal". Como moro sozinho, a vida pandêmica me trouxe muito menos concorrência na atenção e não era raro eu falar que depois faria algo pois tinha tempo ainda. Com o passar do tempo se tornou um ciclo vicioso perigossísimo para minha vida pessoal e profissional pois não conseguia mais me planejar já que "tinha tempo pra tudo".

Infelizmente aprendi pela dor e passei a fazer planejamento em bloquinhos para cada atividade essencial do dia a ser resolvida para ter um panorama e, se necessário, encaixar uma repriorização ou urgência.

Sim, nos primeiros dois meses, a pandemia favoreceu à procrastinação. A rotina alterada e os hábitos até de trocar de roupa ou dormir foram afetados. Mas com o passar dos dias, com força de vontade e oração, tudo foi se encaixando. Tive que refazer rotas, separar a Carol profissional, da Carol mãe e da Carol que quer relaxar. Foi difícil, mas com foco e disciplina consegui separar as tarefas de casa das tarefas do trabalho.

Olá, pessoal.

Bom, o ser humano carrega consigo o ideal do mindset fixo, que muitas vezes os fazem acreditar que, por serem bons em algo hoje, serão pra sempre. Com a chegada da pandemia, esse "ideal" foi jogado ao chão, pois, muitos profissionais talentosos e capacitados encontraram-se despreparados para enfrentar o novo cenário de trabalho. Respondendo a sua pergunta, é aí que deu início a procrastinação de muitos, pois por estarem acomododados com sua bagagem de conhecimento, mesmo diante de um cenário que necessitava de novos caminhos, a maioria descansou e não procurou se adaptar e se aprimorar. E isso é perigoso, pois com a constante evolução tecnológica que estamos vivenciando, profissionais que se auto limitam e permitem a ociosidade e o comodismo dominar sua vida, podem acabar ficando para trás diante de pessoas que pensam mais mais com a mentalidade do "mindset de crescimento".

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software