Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

A Janela de Johari e a importância do feedback

Ao conhecer a Janela de Johari, percebi como ela vai muito além de um simples exercício de autoconhecimento. É um convite para olhar para dentro, ouvir com atenção o que os outros percebem sobre nós e ter coragem de compartilhar aspectos que mantemos ocultos.
No ambiente profissional e pessoal, essa troca é fundamental para criar relações mais transparentes e de confiança. Ampliar o Eu Aberto não significa expor tudo, mas sim construir uma comunicação mais clara e autêntica, na qual tanto eu quanto as pessoas ao meu redor possamos nos compreender melhor.
O feedback honesto, aliado à autorreflexão, é o que transforma essa ferramenta em uma ponte para conexões mais verdadeiras e resultados mais eficazes

1 resposta
solução!

Oi, Érika. Tudo certo?

Você captou muito bem a essência da Janela de Johari, principalmente sobre a importância de ampliar o Eu Aberto sem necessariamente expor tudo, e como isso fortalece a comunicação e a confiança nas relações. A forma como você relacionou feedback honesto e autorreflexão mostra que compreendeu o potencial da ferramenta para o desenvolvimento pessoal e interpessoal.

Uma forma de aprofundar isso é registrar semanalmente pequenas observações sobre como você percebe que os outros te enxergam e como você compartilhou suas características em diferentes contextos. Isso ajuda a expandir o Eu Aberto de maneira consistente.

Continue explorando esses quadrantes com atenção, pois quanto mais você pratica a reflexão sobre o que é conhecido e desconhecido, mais consegue identificar oportunidades de crescimento e aprimorar a forma de se comunicar.

Obrigado por compartilhar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!