Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

A "Força" dos marcadores é só uma abstração pra explicação ou é um mecanismo real?

Essa questão já foi levantada anteriormente neste tópico, porém conforme o autor colocou, a resposta dada não foi muito satisfatório.

No exemplo do professor os pesos são os seguintes: tag - 1 ponto, class - 10 pontos e id - 100 pontos.

dado esses valores, caso seja um mecanismo real, ao realizar uma formatação para um conjunto de 11 tags, teoricamente ela teria 11 pontos, se sobrepondo assim, a uma formatação de uma class atribuída à uma parte do html (pois teria somente 10 pontos).

Portanto, a dúvida persiste, este foi somente uma abstração didática realizada pelo professor para entendermos as escalas de "Força", ou é um mecanismo real que o o navegador leva em consideração, "somando pontos"?

2 respostas
solução!

Opa Thomas, tudo bem?

Na verdade, como você bem colocou, trata-se apenas de uma abstração didática do professor. Ele apenas colocou valores simbólicos e proporcionais pra que ficasse mais claro o peso de cada marcador. Em geral, quanto mais específico, maior a "força" do marcador, mas sem essa de pontuação!! Hahaha

As tags são de cunho mais geral; as classes, por serem utilizadas em vários elementos também são mais gerais, porém mais específicas do que as tags; os id's são identificadores únicos, então a "força" sobrescreve qualquer característica herdada de classes ou de tag. Por fim, temos o style inline que é o supremo e inabalável de todos! kkkkkkk

Quanto à questão da soma de pontos, não faria sentido. Por exemplo, se colocássemos 11 classes essas sobrescreveriam as propriedades de um id, mas se tivéssemos 9 essas não sobrescreveriam? O id sempre terá maior prioridade independente do número de classes, assim como a classe independente do número de tags, e etc.

Hehe muito obrigado pelo esclarecimento, então na prática o que vale é que prioridade inline > prioridade id > prioridade classe > prioridade tag.

O professor falou com tanta propriedade sobre essa questões dos "pontos", inclusive fazendo a "conta" da prioridade, que acabou levantando essa dúvida.

Obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software