2
respostas

a "força" dos marcadores é só uma abstração pra explicação ou é um mecanismo real?

Esses valores 1, 10, 100 são de fato a maneira como o navegador interpreta o peso dos marcadores?

hipoteticamente se eu criar uma formatação para um conjunto de 10 classes e 1 tag, essa formatação vai se sobrepor a uma outra que está feita para o id do mesmo elemento?

2 respostas

Boa noite, Douglas! Como vai?

Esses valores 1, 10, 100 são de fato a maneira como o navegador interpreta o peso dos marcadores?

Sim, como visto durante a aula é assim mesmo que o navegador irá fazer.

hipoteticamente se eu criar uma formatação para um conjunto de 10 classes e 1 tag, essa formatação vai se sobrepor a uma outra que está feita para o id do mesmo elemento?

Não, o seletor de id tem peso 100. Então ele irá sobrepor um seletor de classe + tag.

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Olá Gabriel, Boa Tarde!

Acredito que possa haver uma contradição no exemplo...

ID tem peso 100, classe tem peso 10, e tag peso 1

Se eu crio uma formatação para os elementos que compartilhem um conjunto de 10 classes, o peso 10 de cada classe vai ser somado , totalizando 100. Adicionando ainda uma especificação de tag , vou resultar em peso 101 para essa formatação, superior ao do ID.

Se o mecanismo de priorização usa esses exatos valores de peso então a primeira formatação sobreporia a formatação do id

A menos que você diga que os pesos das classes não se somam, mas se esse é o caso então toda essa conta de pesos perde o sentido. Na prática o que vale é que prioridade id > prioridade classe > prioridade tag e esses números são só abstrações para explicação.

Qual é o caso real?