1
resposta

A câmera não segue o personagem

The variable jogador of controlaCamera has not been assigned

using System.Collections; using System.Collections.Generic; using UnityEngine;

public class controlaCamera : MonoBehaviour { public GameObject jogador; Vector3 distCompensar;

// Start is called before the first frame update
void Start()
{
    distCompensar = transform.position - jogador.transform.position;
}

// Update is called once per frame
void Update()
{
    transform.position = jogador.transform.position + distCompensar;
}

}

desculpa se a duvida for besta demais, mas é que sou bem leigo nessa parte ainda. Mas enfim, eu consigo dar play normalmente no game, mexo o personagem, mas a câmera simplesmente não segue ele..

1 resposta

Fala Davi, tranquilo?

Pelo que você disse, o erro seria esse: The variable jogador of controlaCamera has not been assigned, e aqui diz que a variável jogador não foi atribuída.

Você apenas declarou ela:

public GameObject jogador;

Para atribuir, no método Start() escreva essa linha de código:

jogador = GetComponent<Transform>();

Acredito que assim já deve funcionar.

Lembre de verificar se você arrastou o Jogador para dentro da variável la no Unity. Selecione sua camera, vá no Inspertor, encontre o componente controlaCamera, que é o script né, e ali você irá encontrar a variável Jogador, é só arrastar o Jogador que está na Hierarquia para dentro da variável.

Nenhuma dúvida é besta, todo mundo começa sem saber nada.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software