3
respostas

a bolinha pudesse bater na raquete -

Sobre o meu projeto pong no Scratch!

Quando fui configurar na área de BLOCOS DE CÓDIGOS SENSORES - alterando o bloco de código "tocando em ponteiro do mouse para " raquete" o comando não tem a opção RAQUETE.

O QUE FAZER PARA CONFIGURAR O OBJETO RAQUETE PARA A BOLINHA BATER NELE E VOLTAR?

3 respostas

Olá, Wellington!

Para configurar a raquete como um objeto que a bolinha possa bater e voltar, você pode seguir os seguintes passos:

1. Crie um novo bloco de código "tocando em" e nomeie-o como "tocando na raquete".
  2. Selecione a bolinha e adicione o bloco de código "se tocar em" e escolha o bloco "tocando na raquete".
  3. Arraste o bloco de código "mudar direção em X" para dentro do bloco "tocando na raquete".
  4. Adicione o bloco de código "tocar som" para dar um efeito sonoro quando a bolinha tocar na raquete.

Com esses passos, você deve conseguir configurar a raquete como um objeto que a bolinha possa bater e voltar. Lembre-se de testar o jogo para verificar se a configuração está funcionando corretamente.

Ou existe a possibilidade de o ator que você configurou como raquete não estar com aquele nome, ou ainda existe a possibilidade de você estar editando o código do próprio ator raquete sem notar, então tente verificar o nome do ator e qual é o ator que você está editando para verificar se está tudo correto!

E se você precisar, poste seu projeto, obtenha o link dele e me mande para que eu possa lhe ajudar de uma forma mais direcionada!

Era isso, espero ter ajudado, abraços e bons estudos.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Link do meu projeto, acesse-o aqui!

justamente quando vou adicionar "tocando na raquete". não tem essa opção... Refiz diversas vezes e manteve o mesmo erro.. não ter um eio mais agil para tirar essas dúvidas deixa a gente muito frustrado, ainda mais para um iniciante

mesmo assim agradeço teu retorno e vou novamente tentar romper esse obstáculo

Wellingtto Oliveira advogado 61 981713802

Olá Wellington, tudo bem contigo?

Bom sobre o seu jogo eu encontrei o problema, na verdade, o que aconteceu foram alguns pequenos equívocos no momento de combinar os blocos de comando!

Mas vamos por partes, eu vou mostrar o que você deve fazer no seu código para resolver o problema!

1. Primeiro você deve entrar no código do ator chamado "MINHA RAQUETE".

2. Depois você deve procurar por esse bloco de código:

imagem de um bloco de código no scratch

3. Após isso você deve pegar esse bloco de código inteiro e mandar ele para o ator nomeado "BOLINHA"!

4. Depois você deve ir ao código do ator "BOLINHA", e arrumar a posição do bloco de código e ir à seção de blocos de código de CONTROLE, e envolver toda a condição dentro do bloco de código, faça isso como mostra o gif abaixo:

gif mostrando uma mudança de código de um ator para outro e organizar ele no novo ator e envolver ele em um loop

5. Após colocar a execução do código em um loop você deve ir ao bloco de código do ator "MINHA RAQUETE" e excluir o bloco de código dali, faça o mesmo no bloco de código no "MINHA RAQUETE2", isso, pois esse bloco deve estar no ator "BOLINHA", pois é a bolinha que recebe o comportamento de verificar se colidiu ou não com os atores raquetes.

6. E por fim você vai voltar no código da bolinha e configurar ele para bater na raquete conforme feito abaixo:

gif mostrando como configurar um ator bolinha para reconhecer um ator raquete

7. Após isso você deve duplicar esse bloco de código e adicionar o outro ator raquete que você tem, algo assim:

gif mostrando como duplicar um bloco de código e aplicar ele em outro ator

8. Como você pode ver funciona.

9. Agora eu vou deixar um gif mostrando TODO o processo de consertar o projeto, veja:

gif tutorial de como resolver o problema do aluno

Agora só explicando o que aconteceu foi que você tinha colocado o código que era para estar no ator "BOLINHA" nos códigos dos atores "MINHA RAQUETE" e "MINHA RAQUETE2", entende?

Então para resolver isso eu simplesmente tirei o código de lá e coloque no local certo, e assim apareceu as opções necessárias para a verificação!

E antes não aparecia as raquetes, pois o código estava dentro do código da raquete e foi por conta disso que você não encontrava a opção das raquetes, mas agora com esse passo a passo você deve resolver esse problema!

E uma informação extra, os nomes das raquetes estão invertivas, pois a raquete de nome "MINHA RAQUETE" está no lado esquerdo da tela quando deveria estar no lado direito, e a "MINHA RAUQUETE2" está na diteita quando deveria estar na esquerda, mas a solução que eu dei não interfere em nada mesmo que você mude o nome delas ou troque elas de lado tá, então não se preocupe com isso.

Em suma seria isso, eu peço minhas mais sinceras desculpas pela demora em obter um retorno para o seu caso!

Mas eu espero ter ajudado um pouco, caso eu não tenha sido claro o suficiente eu peço que você me retorne para que eu possa mudar minha abordagem!

Em suma era isso, caso precise eu estarei aqui à disposição.

Abraços e bons estudos!