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A bolinha passa pela minha raqueta e marca pontos sem parar.

Bom dia!

no meu código em determinado momento da execução do jogo a bolinha passa pela minha raquete e começa marcar vários pontos sem parar para o oponente.

segue o cod:

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro /2;

// velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

// variáveis da raquete

let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 8;
let raqueteAltura = 90;

//variáveis da raquete do oponente

let xRaqueteOponente = 587;
let yRaqueteOponente = 150;
let raqueteComprimentoOponente = 8;
let raqueteAlturaOponente = 90;
let velocidadeYOponente;

//variáveis placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;

function preload(){
  trilha = loadSound("trilha.mp3");
  ponto = loadSound("ponto.mp3");
  raquetada = loadSound("raquetada.mp3");

}

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  trilha.loop();

}
function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verficaColisaoBorda ();
  mostraRaquete(xRaquete,yRaquete);
  movimentaRaquete();
  verficaColisaoRaquete();  
  mostraRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
  verficaColisaoRaqueteOponente()
  movimentaRaqueteOponente();
  incluirPlacar();
  marcaPonto();


}
function mostraBolinha () {
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);

  }
function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;

}
function verficaColisaoBorda (){

   if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0 ){
    velocidadeXBolinha *= -1;

  }

  if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0 ){
    velocidadeYBolinha *= -1

  }

}
function mostraRaquete(x,y){
  rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);

}
function movimentaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;

  }

  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;

  }

}
function verficaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha -raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio < yRaquete + raqueteAltura){
  velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();

}


}
function verficaColisaoRaqueteOponente(){
  if (xBolinha + raio > xRaqueteOponente && yBolinha + raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaqueteOponente - raqueteAltura){
  velocidadeXBolinha *= -1;
  raquetada.play();
  }

}
function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimentoOponente / 2 - 70;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}
function incluirPlacar(){
  stroke(255);
  textAlign(CENTER);
  textSize(16);
  fill(color(255,140,0));
  rect(150,10,40,20);
  fill(255);
  text(meusPontos, 170, 26);
  fill(color(255,140,0));
  rect(450,10,40,20);
  fill(255);
  text(pontosDoOponente, 470, 26);

}
function marcaPonto(){
  if(xBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
    ponto.play();

  }
  if(xBolinha < 10){
    pontosDoOponente += 1;
    ponto.play();

  }
}
1 resposta

Olá, Lucas! Tudo bom?

Desculpe a demora em responder você!

Observei seu código e acredito que a lógica está funcionando corretamente. O que você descreveu é realmente um bug do jogo. No entanto alguns alunos solucionaram o problema com uma sugestão bem interessante. Vou deixar o link da atividade para você conferir:

Espero que as informações ajudem!

Fico à disposição

Um abraço e bons estudos!