Bom dia!
no meu código em determinado momento da execução do jogo a bolinha passa pela minha raquete e começa marcar vários pontos sem parar para o oponente.
segue o cod:
//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro /2;
// velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
// variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 8;
let raqueteAltura = 90;
//variáveis da raquete do oponente
let xRaqueteOponente = 587;
let yRaqueteOponente = 150;
let raqueteComprimentoOponente = 8;
let raqueteAlturaOponente = 90;
let velocidadeYOponente;
//variáveis placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verficaColisaoBorda ();
mostraRaquete(xRaquete,yRaquete);
movimentaRaquete();
verficaColisaoRaquete();
mostraRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
verficaColisaoRaqueteOponente()
movimentaRaqueteOponente();
incluirPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha () {
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verficaColisaoBorda (){
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0 ){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0 ){
velocidadeYBolinha *= -1
}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function movimentaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function verficaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha -raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio < yRaquete + raqueteAltura){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function verficaColisaoRaqueteOponente(){
if (xBolinha + raio > xRaqueteOponente && yBolinha + raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaqueteOponente - raqueteAltura){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimentoOponente / 2 - 70;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}
function incluirPlacar(){
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(255,140,0));
rect(150,10,40,20);
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color(255,140,0));
rect(450,10,40,20);
fill(255);
text(pontosDoOponente, 470, 26);
}
function marcaPonto(){
if(xBolinha > 590){
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if(xBolinha < 10){
pontosDoOponente += 1;
ponto.play();
}
}