1
resposta

A bolinha não reconhece a raquete do oponente (Sem Biblioteca)

//Variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20; 
let raio = diametro / 2;

//Velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 2;
let velocidadeYBolinha = 2;

//Variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

//Variáveis da raquete do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let raqueteComprimentoOponente = 10;
let raqueteAlturaOponente = 90;
let velocidadeYOponente;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function desenhaBolinha() {
  circle(xBolinha,yBolinha,diametro);
} 

function movimentaBolinha() {
   xBolinha += velocidadeXBolinha;
   yBolinha += velocidadeYBolinha;
}  

function verificaColisao() {
  if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }


  if(yBolinha + raio > height || yBolinha - raio <0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function desenhaRaquete(x,y) {
  rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}

function desenhaRaqueteOponente() {
  rect(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente, raqueteComprimentoOponente, raqueteAlturaOponente);
}

function movimentaMinhaRaquete(){

  if(keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }

  if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  }  
}

function verificaColisaoRaquete() {
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function verificaColisaoRaqueteOponente(){
  if (xBolinha - raio < xRaqueteOponente + raqueteComprimento && xBolinha + raio > xRaqueteOponente
&& yBolinha - raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaqueteOponente){
    velocidadeXBolinha *= 1;

  }

}
function movimentaRaqueteOponente() {
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimentoOponente / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
}

function draw() {
  background(0);
  desenhaBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisao();
  desenhaRaquete(xRaquete, yRaquete);
  desenhaRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete();
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaqueteOponente();
 }
1 resposta

Na função verificaColisaoRaqueteOponente(), você está multiplicando a velocidade por 1, quando deveria ser por -1, para alterar a direção.

function verificaColisaoRaqueteOponente(){
  if (xBolinha - raio < xRaqueteOponente + raqueteComprimento && xBolinha + raio > xRaqueteOponente
&& yBolinha - raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaqueteOponente){
    velocidadeXBolinha *= -1;
}

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software