Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Zona de Estresse!!

Sinceramente eu tive dificuldade de pensar em algo pois o que eu imaginei sobre a Zona de Estresse era maior do que realmente precisa ser, quando eu olhei alguns posts do fórum eu percebi isso e aqui está o que eu acredito ser um exemplo aceitável para a questão a seguir:

Pense em uma situação de aprendizagem que você já viveu e que teve dificuldades em sair da zona de estresse. Como foi essa situação? O que o deixou preso na zona de estresse?

Quando eu era menor durante a escola eu tive muita dificuldade com algumas matérias, hoje entendo que é algo natural e que cada ser humano tem facilidade maior com certos assuntos do que com outros além do fato de existir diversos tipos de inteligência, no entanto quando menor eu não sabia dessas coisas e por causa disso eu tinha muita dificuldade em lidar com a questão "Por que eu não consigo entender isso?" eu consigo me lembrar de algumas situações onde eu pegava o livro, começava a ler e então relia de novo e de novo a mesma parte porque simplesmente não entrava na minha cabeça o como aquilo funcionava, aquela frustração era tão grande que muitas vezes eu apenas desistia enquanto tentava não chorar com tudo aquilo enquanto pensamentos autodepreciativos me atormentavam por ficar pra trás dos outros, ser menos inteligente que eles e não conseguir aprender a matéria.

Hoje o que eu acredito que consigo tirar de lição disso é que eu preciso ser mais gentil comigo mesmo, aceitar ajuda de outras pessoas para assuntos que não consigo dominar com esforço próprio e também aceitar que cada um tem um tempo diferente para aprender e fazer as coisas.

1 resposta
solução!

Olá, Gustavo! Tudo bom?

Primeiramente, quero dizer que sua reflexão foi muito bem colocada e é extremamente comum, especialmente em nossa sociedade que muitas vezes valoriza a velocidade de aprendizado em detrimento da qualidade do mesmo.

A "Zona de Estresse" é um conceito que se refere à situação em que estamos sobrecarregados, seja por excesso de informações, pressão ou dificuldade em compreender um determinado assunto. Nesse estado, nosso cérebro tem dificuldade em processar novas informações e, consequentemente, o aprendizado se torna mais difícil.

Sua experiência na escola é um exemplo clássico de como a "Zona de Estresse" pode afetar o aprendizado. A pressão para entender um assunto, a comparação com os colegas e a frustração por não conseguir compreender o material são todos fatores que podem levar à "Zona de Estresse".

A lição que você tirou dessa experiência é muito valiosa. Ser gentil consigo mesmo, aceitar ajuda e entender que cada pessoa tem seu próprio ritmo de aprendizado são estratégias eficazes para evitar a "Zona de Estresse".

Por exemplo, se você estiver se sentindo sobrecarregado com um assunto, pode ser útil dar um passo atrás, fazer uma pausa e voltar a ele mais tarde com uma mente fresca. Além disso, buscar ajuda de um tutor ou colega pode proporcionar uma nova perspectiva que pode facilitar a compreensão do material.

Lembre-se, o importante não é o quão rápido você aprende, mas o quão bem você entende e aplica o que aprendeu.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.