Oi Gabriel! Como vai?
Primeiro, certifique-se de que a configuração do Xdebug no seu php.ini
ou no arquivo de configuração do Docker está correta. Aqui está um exemplo de configuração básica que você pode usar como referência:
[xdebug]
zend_extension=xdebug.so
xdebug.mode=debug
xdebug.start_with_request=yes
xdebug.client_host=host.docker.internal
xdebug.client_port=9003
Certifique-se de que a porta configurada (neste caso, 9003) está aberta e que o PhpStorm está configurado para escutar nessa mesma porta. No PhpStorm, vá para File > Settings > Languages & Frameworks > PHP > Debug
e verifique se a porta do Xdebug está configurada corretamente.
Além disso, verifique se o mapeamento de caminhos (path mappings) está configurado corretamente no PhpStorm. Isso é necessário para que o PhpStorm saiba como mapear os arquivos do seu projeto no container Docker para o ambiente local. Você pode configurar isso em Run > Edit Configurations
, selecionando sua configuração de debug e definindo os mapeamentos de caminho.
Se ainda estiver com problemas, uma dica é verificar os logs do Xdebug para ver se há alguma mensagem de erro que possa ajudar a identificar o problema. Você pode habilitar o log do Xdebug adicionando a seguinte linha ao seu arquivo de configuração:
xdebug.log=/path/to/xdebug.log
Substitua /path/to/xdebug.log
pelo caminho onde você deseja que o log seja salvo.
Espero que essas dicas ajudem a resolver o problema! Bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.