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Wip

Não sei se concordo muito que limitar aumenta a produtividade. Vamos imaginar que já existam tarefas sendo feitas no limite max. Fulano fica vago e decide pegar a próxima. Teoricamente o que ele poderia fazer: 1) ajudar alguém; 2) pegar nova tarefa. Caso ele pegue nova tarefa, pode focar nela. Caso ajude alguém, precisa primeiro se "inteirar" do assunto, para depois começar. Todo cartão vai ter um tempo de "reconhecimento" e um tempo de trabalhando efetivamente. Num cartão que alguém vai ajudar o outro, duas pessoas vão "gastar" tempo fazendo reconhecimento. Ao passo que, se cada um pegar um cartão, esse tempo gasto será limitado à um por cartão

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Olá, Crisostomo, tudo bem?

Você levantou um ponto importante. Explicamos melhor sobre isso de "gastar tempo" neste artigo sobre Curva de Aprendizagem. Com a análise do gráfico, conseguimos chegar à conclusão de que "gasta-se" tempo para fazer o dado "reconhecimento" do trabalho, o que explica a baixa proficiência no início do processo.

Contudo, considero levantar algumas condições de trabalho próprias do Kanban, para aprofundar o debate:

1) Na aula, o instrutor fala sobre buscar dividir os cartões com atividades que sejam mais ou menos do mesmo tamanho, por uma questão de avaliação de métricas. Logo, deve-se buscar estar dentro desse requisito, para que todo o time trabalhe e consiga entregar de modo a seguir o fluxo do kanban em tempos parecidos.

2) Outro ponto que gostaria de levantar, é que o método kanban tende a "quebrar" os processos de modo a somar esforços para a resolução de uma única tarefa. Ele é indicado para contextos em que há uma certa "previsibilidade" do comportamento do produto. Se você perceber na aula 1, vídeo 06, o instrutor dá o contexto da squad e fala que a Lea Líder escolheu que o método kanban fosse aplicado apenas para squads de manutenção de sistema. É importante trazer esse contexto, pois a criação de um produto envolve um contexto de produção e mudanças de cenário mais instáveis, o que não é o caso do contexto dado.

3) Partindo desse pressuposto, acredito que não devemos analisar apenas a frase "limitar o WIP aumenta a produtividade" sem entender qual a relação das pessoas desenvolvedoras com o produto. Talvez, devido a característica de previsibilidade, o time de desenvolvimento consiga fazer esse "reconhecimento" do cenário de cada cartão de modo mais rápido. O que acaba reforçando a ideia trazida no artigo sobre Curva de Aprendizagem, de que

O Esforço para cumprir determinada tarefa diminui conforme ela é executada ao longo do tempo.

O que você acha de tudo isso? Faz sentido para você? Talvez o ponto seja avaliar qual o melhor tipo de método/ferramenta para cada cenário, como fator inicial.

Obrigada pela participação! Quaisquer dúvidas, estamos à disposição.

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Grato pela atenção. Realmente complexo.