Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Voltar tarefas

Carol, boa noite.

Fiquei com uma duvida, no kaban não é possível mover uma tarefa pra uma fazer anterior . Ex: estou testando um item porém achei um erro eu até entendo que não poderia voltar pra desenvolvimento pq impediria uma tarefa em análise de ir para o desenvolvimento. No caso teria que retornar pra etapa inicial?

6 respostas

Carol, tudo bom?

Quando um ticket passa de uma coluna para a outra indica que todos os itens que julgamos necessários se encontram prontos. No caso, quando falamos de testes no contexto do projeto sabemos que teremos bugs e acredito em duas abordagens: manter o ticket em testes até que o bug seja resolvido ou criar um novo ticket (com prioridade alta) para o bug que fica em desenvolvimento. A segunda abordagem tem alguns pontos. Quando temos bugs realmente que impactam a entrega eles devem ser tratados imediatamente, casos onde o bug não tem tanto impacto podem ser colocados co m menor prioridade. Nesse caso teríamos o "passou no teste com ressalvas" e isso depende muito do negócio, se isso pode ser uma opção ou não. No caso do ticket permanecer em teste todos tem que ter consciência que aquilo está impactando e que os esforços devem ser direcionados para ele por conta do WIP, permitir que aquilo não impacte.

Entendo . Mas qdo vc mantém o TK no status [em teste] vc vai no mesmo problema em relação ao número máximo de tarefas. Ao meu ver o impacto é o mesmo. Ex: vc tem um bug que seria [alterar os label dos botões X,YZ ) não faria muito sentido abrir outro Tk pq a tarefa possui erros). Ao meu ver só faria sentido abrir um novo TK caso o problema fosse outro.

Fabiana, tudo bom?

São dois pontos diferentes. Quando falamos que um item está em teste ele é um bug ou uma funcionalidade/alteração? Se for um bug realmente não faz sentido criar outro ticket e ele tem que ser resolvido. Se ele for uma funcionalidade/alteração e apresentar um bug, dependendo da criticidade, você pode optar por criar um novo ticket como bug. Veja que isso não é uma receita de bolo, depende muito do contexto.

A ideia do WIP é justamente centrar e resolver o problema sem extrapolar. Quando falamos de fazer um ticket para um bug de uma funcionalidade a ideia é não impedir que a funcionalidade seja disponibilizada por conta de bugs não impeditivos. Indo no Agile, é entregar a funcionalidade para receber o feedback rápido do usuário. Claro, isso não pode ser uma porta aberta para a falta de qualidade da entrega.

Quando o cliente solicita algo seria uma melhoria e teoricamente poderia ser um ticket, porém a implementação pode ter sido feita de forma errada. Acho que seria um gap da métodologia .

No meu entendimento acho que seria mais viável o ticket retorna pra coluna em aberto por exemplo. Eu entendo a sua fala

solução!

Fechando, tem esse vídeo da Ana Soares, com quem fiz meu TKP.

https://www.youtube.com/watch?v=ayoZ65ySM40

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software