Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Variável fora da função

Olá, pessoal, estava fazendo uns exercícios para a faculdade e resolvi treinar em JS usando addEventListener e arrow function para um exercício que diz se é melhor usar gasolina ou álcool, conforme o custo benefício pelo preço:

button.addEventListener('click', () => {

const button = document.getElementById('button');

let custoDeAlcool = parseFloat(document.getElementById('custoDeAlcool').value);
  let custoDeGasolina = parseFloat(document.getElementById('custoDeGasolina').value);
  let mostrarResultado = document.getElementById('resultado');

let resultado = (custoDeAlcool / custoDeGasolina).toFixed(2);

if (isNaN(resultado) || custoDeAlcool < 0 || custoDeGasolina < 0)  {
    mostrarResultado.innerHTML = "Digite números válidos!";
  } else if (resultado > 0.7) {
    mostrarResultado.innerHTML = "Gasolina!";
  } else if (resultado < 0.7) {
    mostrarResultado.innerHTML = "Álcool!";
  } else {
    mostrarResultado.innerHTML = "Use qualquer um :)";
  }

console.log(`O resultado é: ${resultado}`);  
});

O código funcionou, sem erro algum, mas depois fiquei encucado com uma coisa: declarei a const button apenas dentro da função, então como o js consegue identificar a variável fora dela, para executar o button.addEventListener, ainda mais por não ser um var, que tem presença global no código? Como não deu erro, eu só percebi esse detalhe depois, então queria entender como o JS dá essa "brecha" para que o código funcione, pois para mim, não faz muito sentido.

Testei, também, declarando fora da função e funcionou, também e foi como deixei, que para mim é o que faz mais sentido.

Valeu!

3 respostas
solução!

Fala ai Giovani, tudo bem? No seu caso a variavel button só está sendo chamada dentro da função e escopo onde ela foi criada, em nenhum momento ela está sendo executada fora da função.

Espero ter ajudado.

Valeu, Matheus!

Magina Giovani, sempre que precisar não deixe de criar suas dúvidas.

Abraços e bons estudos.