Não entendi o uso da variavel ParseFloat
Não entendi o uso da variavel ParseFloat
Olá Samara, tambem havia ficado com essa dúvida e encontrei a resposta em outro forum aqui.
A função é converter uma variável em um número de ponto flutuante, isto é, o número de ponto flutuante são os números racionais, aqueles com vírgulas.
Exemplo: 1.234 ou 5.45657
Então imagine que eu tenho:
var texto_numero="1.345";
Por hora ela é uma string (texto) porque declarei entre aspas se eu quero converter para número de ponto flutuante faço:
var numero_ponto_flutuante= parseFloat (texto_numero);
Peguei a resposta do moderador André Victor Ruiz Pedroso
Espero ter ajudado
Oi Samara, tudo bem? :)
Bom, quando você utiliza a função prompt do javascript, o valor do input do usuário no navegador é retornado como uma string, certo? Ou seja, não se trata de um número, e sim de um texto. Porém, no caso do exercício, para realizar os cálculos necessários, você precisa trabalhar com um número, correto?
O parseFloat() resolve esse problema pra você! Na verdade não se trata de uma variável, e sim uma função do javascript que permite que você converta o "texto" inserido no prompt para um valor float (ponto flutuante). Ele tem o mesmo princípio de uso do parseInt(), porém esse converte para um inteiro.
Então, eu falei, falei, falei, e não cheguei no seu ponto, correto? Quando você utilizava o parseInt(), você trabalhava com números inteiros (0, 1, 2, 3, 4). Já o parseFloat() serve para se trabalhar com números decimais (1.2, 1.565, etc). Como o total gasto pode ter um valor em centavos (ex: 1270,99), se você utilizasse a função parseInt(), não conseguiria obter o valor correto. Já com a função parseFloat(), você trabalharia com 1270,99 sem problemas, pois a função te retornaria um número decimal.
Espero ter ajudado! :D