2
respostas

var gerente = false

A aluna Fernanda Paiva estava com a mesma dúvida que eu: Por que a variável gerente é igual a "false"?

A resposta do instrutor Marco Bruno foi que: "Só pra mostrar um situação onde um pessoa não é um gerente e o acesso dela será negado. Se você trocar para true o acesso será liberado :-)"

Mesmo com essa resposta ainda fica a dúvida, se colocar : var setorTI = true; var gerente = true; if(setorTI == true && gerente == true)

Não dá o mesmo efeito?

var setorTI = true;
var gerente = false;
if(setorTI == true || gerente == true){
    console.log("Acesso permitido");
}else{
    console.log("Acesso negado")
}
2 respostas

Acredito que ele deixou a variável gerente como falso para demonstrar a função do operador ||. Que vai deixar passar se qualquer uma das duas opções forem verdadeiras. Se utilizasse o operador && só deixaria passar se as duas opções forem verdadeiras.

Se as duas variáveis forem "verdadeiras", o conectivo lógico && retornará verdadeiro e o conectivo || também retornará verdadeiro.

Imagine que eu te fale: eu vou sair ou vou estudar. Qualquer uma das duas coisas que eu fizer fará com que o que eu disse seja verdadeiro. Mais ainda, se eu sair e estudar, a proposição continua verdadeira. Observe que eu não disse que ou vou sair ou vou estudar.

Você pode fazer a mesma análise com o conectivo E (&&).