1
resposta

var ano=

Boa noite,

poderia criar uma variavel em vez que colocar na linha anterior var ano=2016, poderia colocar uma legenda encima de tudo tipo:

var ano=2016; Ano=2017; anO=2018; ANo=2019;

dai toda vez que eu eu quiser usar um ano especifico usar de acordo a minha legenda ou alguma vez poderia nao ser util ?

1 resposta

Boa tarde Adriano, tudo bem? Na verdade você pode fazer isso sim, mas não deve. hahaha

Como o Javascript é uma linguagem case sensitive, ou seja, a variável ano é diferente da variável anO, você tem razão em pensar que isso daria certo, porém, isso dificulta muito as coisas quando o projeto for maior.

Além desse problema, existem algumas "regras" de nomeação de variáveis, e no caso do Javascript, utilizamos o lowerCamelCase como boa prática para isso, o lowerCamelCase consiste em:

  • Nomes de variáveis compostos por múltiplas palavras devem ser compostas por letras minúsculas, a inicial da primeira palavra também em minúscula, e as iniciais das demais palavras em maiúsculas.

Só por esse motivo, não devemos utilizar o nome. Aqui vou deixar um link com uma ótima e simples explicação sobre isso: https://gist.github.com/vinicius-stutz/1b37cb84b6240efe6ab8137660a15640

Agora vamos lá, eu não assisti ao curso em que você ficou com essa dúvida, mas creio que a variável ano está sendo usada em mais de um momento, ou seja, o instrutor utilizou essa variável para mostrar que não precisamos alterar todas as aparições dela manualmente, ou seja, se a variável está com o valor de 2016 quando avançar um ano, de 2016 para 2017, ou qualquer outro ano futuro, você teria que alterar uma por uma.

Criando uma variável ano conseguimos uma maneira para, em um único lugar, escrever o valor do ano e fazer com que ele seja acessado em todos os lugares em que é utilizado

Espero ter ajudado! Se ficou alguma dúvida, por favor continue perguntando!

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software