Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Validação do formulário por HTML ao invés de JS

Na aula, o professor para validar os campos de nome, peso, altura, gordura e imc estão vazios ele faz contas com o JS e dá uma mensagem de erro se algum dos itens estiverem sendo enviados em branco. Não seria mais fácil e prático ao invés de fazer várias linhas de códigos, utilizar o "required" no input?

1 resposta
solução!

Se a validação for apenas para ver se o campo está preenchido ou não, o "required" pode ser mais prático, mas, com o JS você tem uma maior controle.

Imagine um exemplo diferente da aula, por exemplo, um formulário com um campo nome e CPF, onde você tem que validar se o formato (algoritmo) do CPF é válido. Neste exemplo, teria que usar o JS

Ampliando o assunto para uma visão mais avançada, a validação dos campos precisa ser feita em duas etapas. A primeira é esta que você está aprendendo, que é no frontend (no seu formulário, com javascript). O ideal, por razões de segurança, é repetir a programação no backend (ou seja, no endereço que vai receber os dados)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software