1
resposta

Utilizando o RENDER2

Minha dúvida é a seguinte:

Caso eu estivesse chamando o focus() utilizando o Renderer2 dessa maneira:

this.render.selectRootElement('#idElemento').focus();

Usando dessa forma eu já estaria "blindado" ou ainda assim precisaria fazer essa verificação com o método isPlatformBrowser() ?

1 resposta

Oi Fabiano, tudo bem?

Desculpe a demora me retornar.

Agradeço por trazer sua dúvida ao fórum! Vamos discutir sobre a utilização do Renderer2 juntamente com a função focus() e a necessidade de verificar a plataforma de execução com o método isPlatformBrowser().

O Renderer2 é uma classe do Angular que fornece uma camada abstrata para manipulação segura do DOM (Document Object Model) em diferentes plataformas, como navegadores, servidores e até mesmo dispositivos móveis. Ele oferece métodos para interagir com elementos do DOM de forma segura, independentemente da plataforma de execução.

A função focus() é usada para dar foco a um elemento específico do DOM, permitindo que ele receba a entrada do usuário diretamente, como clicar em um campo de formulário e começar a digitar imediatamente. No seu exemplo, você está usando o Renderer2 para selecionar um elemento pelo seu ID ('#idElemento') e, em seguida, aplicar o foco a esse elemento.

Quanto à sua pergunta sobre estar "blindado" ao usar essa abordagem, a resposta é depende. A função focus() em si é suportada tanto no ambiente de navegador quanto no ambiente de servidor. No entanto, nem todos os métodos e propriedades relacionados a elementos do DOM são suportados em todos os ambientes.

Aqui está um exemplo de uso da função focus() com o Renderer2:

import { Component, ElementRef, Renderer2 } from '@angular/core';

@Component({
  selector: 'app-me-component',
  template: '<input type="text" id="myInput">',
})
export class MyComponent {
  constructor(private renderer: Renderer2, private elementRef: ElementRef) {}

focusOnElement(): void {
    const inputElement = this.elementRef.nativeElement.querySelector('#myInput');
    this.renderer.selectRootElement(inputElement).focus();
  }
}

Nesse exemplo, estamos usando o Renderer2 juntamente com o ElementRef para obter uma referência ao elemento de entrada de texto com o ID "myInput". Em seguida, usamos o selectRootElement() para selecionar esse elemento e a função focus() para aplicar o foco a ele.

Agora, em relação à verificação da plataforma de execução usando o método isPlatformBrowser(), ela é recomendada em certos casos. O método isPlatformBrowser() é usado para determinar se o código está sendo executado em um ambiente de navegador.

Embora a função focus() possa funcionar corretamente em ambientes de servidor, existem outros métodos e propriedades do DOM que podem não estar disponíveis nesse contexto. Portanto, se o seu código fizer uso desses outros recursos do DOM, é aconselhável verificar a plataforma de execução antes de executar essas operações.

Um abraço e bons estudos.