Utilizei os “for”s em locais que tinham relações com a mudança de cores e apresentação da Paleta, para que quando for preciso adicionar mais cores só seja necessário aumentar o número de objetos na var "cor", pode ser assim?
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
for(var n = 0; n < cor.length; n++){
desenhaQuadrado(tamanhoQuadrados*n,yQuadrados,tamanhoQuadrados,cor[n]);
}
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(x<tamanhoQuadrados * cor.length && y <tamanhoQuadrados){
} else {if(desenha) {
desenhaCirculo(x, y, 5,corAtual);
}
}
}
function cores(evento){
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
for(var n = 0; n < cor.length; n++){
if( x < tamanhoQuadrados * (n+1) && y < tamanhoQuadrados){
corAtual = cor[n];
break;
}
}
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
//so precisa mexer aqui caso queira aumentar as cores
var cor = ["red","green","blue"];
var desenha = false;
var corAtual = "blue";
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
desenhaPaletaDeCores();
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
tela.onclick = cores;
</script>