Olá Douglas, tudo bem com você?
usando o useEffect, que é algo mais recente do react native. Pelo que eu entendi, esse useEffect substitui totalmente esses outros métodos do ciclo de vida do componente. Eu entendi errado ou é isso mesmo? não se usa mais os métodos mount.
Acredito que a Alura esteja trabalhando na regravação de cursos utilizando os react hooks
para atualizar o curso, mas na verdade todos os hooks
são algo característico do mundo React
, não é algo muito específico do react-native
ou react-js
Em relação a sua dúvida, a resposta é sim!
Atualmente a maneira recomendada para se trabalhar com o React
é com os functional components
, ou seja, paramos de usar Classes
e os métodos de ciclo de vida ( componentDidMount, etc.) para usar funções e os hooks
que foi oque você citou ( useEffect)
x2 Reparei também que a forma de trabalhar com o state agora é um pouco diferente também. Após a inserção dos hooks, fiquei bem confuso quanto a isso, reparei que o pessoal tá parando de trabalhar com classes também.
A lógica também é parecida com a questão anterior, dado que agora utilizamos funções para representar os componentes, precisamos utilizar um hook
( que nada mais é do que uma outra função) responsável por cuidar do estado de noso componente, ao invés de ser um atributo da classe
Agora em relação um pouco mais geral a sua dúvida, acredito que o ideal é saber trabalhar das duas maneiras, ou pelo menos ter noção do básico com classes, ( há empresas que não atualizaram seus projetos e ainda continuam trabalhando com class components
, e não há nada de errado com isso )
Fato é, novos produtos serão criados trabalhando com functional components
, e muitos projetos podem ter atualizados para funcionar dessa maneira, entretanto, os cursos aqui da Alura, especificamente de React Native trabalham com os hooks
e os functional components
ao invés de Classe :)
Então no curso é apresentado o useEffect
, o useState
e todo esse mundo do React funcional para que aprenda utilizando a forma mais recente de se trabalhar :)
Penso que é questão de tempo para que os cursos de React para web também venham a ser atualizados para trabalhar dessa forma!
Qualquer coisa estou à disposição :)
Abraços e Bons Estudos!