6
respostas

Unidades de Serviço Compartilhada

Presto serviço de service desk na matriz e para outras unidades de um determinado Banco de Investimentos. A prestadora de serviço na qual trabalho, pode ser considerada uma Unidade de Serviço Compartilhada?

6 respostas

Olá, entendo que a prestadora de serviço na qual você trabalha NÃO pode ser considerada uma unidade se serviço compartilhada por ser outra organização vocês seriam considerados um Provedor de Serviços Externos.

No caso de Unidade de Serviços Compartilhada , imagine que você fosse funcionário do Banco e o seu setor prestasse serviços á varias áreas de negócio do Banco, como Gestão Financeira, Controladoria , Gerentes , etc.

Oi Robson e Sergio,

Concordo com Sergio, você pode se considerar um provedor de serviços, um fornecedor dentro da perspectiva do cliente (ou Parceiro). UCS seria exatamente como Sergio nos apresentou.

Abraços,

FA

Oi pessoal,

me corrijam se eu estiver errado, mas na minha cabeça, creio que a maioria dos serviços prestados dentro de uma empresa que se remete a terceirização por uma equipe de outra empresa parceira (por exemplo) é considerado fornecedor externo.

UCS como já explicado pelo Sérgio seria por exemplo se você fizesse parte do setor de TI do Banco e atendesse as diversas áreas.

Oi Rodolfo,

Concordo.

Confere esse artigo: https://gustavocanaver.wordpress.com/2014/04/08/itil_06/

Ele vai ajudar a complementar suas colocações!

Abraços,

FA

Oi Frederico,

realmente complementa bem, ele explica de forma simples e direta, obrigado pela dica!

Abraços..

Oi Robson, No caso em que mencionou, no meu ponto de vista você seria tanto um provedor de serviços interno quanto externo. Por que não uma unidade de serviço compartilhada? Bom, acho que não seria pois internamente você não atende diretamente mais de um departamento da sua empresa certo? E seria também um provedor de serviço externo pois você atende não só a matriz, como também empresas externas.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software