1
resposta

Uma amostra pode ser não representativa

Essa questão possui uma imprecisão técnica. Uma amostra não precisa ser representativa para ser considerada uma amostra. O ideal é que seja representativa, mas só precisa ser um subconjunto selecionado da população para ser uma amostra.

Um exemplo de disso são amostras para pesquisas eleitorais. Os pesquisadores constantemente selecionam amostras que falham em representar a população. Mas ainda são amostras. Amostras ruins ou não representativas.

1 resposta

Olá Jonathan, tudo bem? Espero que sim!

Você está correto, de fato uma amostra pode não ser representativa, mas ela precisa de um procedimento para escolher os elementos.

Uma amostra é um conjunto de objetos de uma população de origem que inclui todos os objetos que satisfazem um conjunto de critérios de seleção bem definidos.

Na questão, a alternativa diz que amostra é um subconjunto qualquer de uma população, e de fato ela não é um subconjunto qualquer, pois um subconjunto qualquer não tem um método de escolha. A questão não diz que uma amostra precisa ser representativa.

A pesquisa eleitoral por mais que não seja representativa, almeja ser através de um método de escolha. Ela pode falhar por alguns aspectos, mas ela tenta seguir a teoria.

Bons estudos!