Olá!
Como ficaria meu @bean se eu quiser alterar meu banco para MongoDB?
Obrigado!
Olá!
Como ficaria meu @bean se eu quiser alterar meu banco para MongoDB?
Obrigado!
Fala Daniel, tudo bem ?
Como o Spring Boot favorece convensão sobre configuração (o que significa dizer que ele já te traz uma série de configurações prontas) não é necessário nem que escrevamos o código de configuração (@Bean) que define a fonte de dados da aplicação.
Exemplo clássico -> Para conseguir ter acesso a dados usando JPA com Hibernate e spring boot é necessário apenas adicionar seu starter spring-boot-starter-data-jpa
e adicionar as seguintes propriedades num arquivo nomeado por application.properties
presente em src/main/resources
:
# data source
spring.datasource.driver-class-name=com.mysql.jdbc.Driver
spring.datasource.url=jdbc:mysql://localhost:3306/nome_da_sua_database
spring.datasource.username=seu_usuario
spring.datasource.password=sua_senha
# hibernate jpa properties
spring.jpa.hibernate.ddl-auto=update
Com isso o Spring Boot vai rodar o código das classes DataSourceAutoConfiguration e HibernateJpaAutoConfiguration, por exemplo, e deixar tudo pronto pra você usar.
Com mongodb não é diferente. Basta trocar o starter para spring-boot-starter-data-mongodb
e seguir a mesma ideia que tudo vai ser entregue automaticamente. Ele vai executar o código da classe MongoAutoConfiguration e fazer todo o trabalho pesado pra você =)
Inclusive tem um Guide excelente no site do Spring explicando justamente esses detalhes e como acessar dados usando mongo. Dê uma olhada acessando esse link => https://spring.io/guides/gs/accessing-data-mongodb/
Espero ter ajudado. Abraço!