1
resposta

Trabalho remoto

Acredito que o trabalho remoto é um grande avanço para muitas empresas. A questão é que como essa mudança (devido à pandemia), se deu de forma não planejada, muitas pessoas e empresas foram prejudicadas, pois não tiveram como fazer a adaptação de forma tranquila. Agora, quase dois anos de pandemia, algumas empresas estão vendo os ganhos reais do trabalho remoto e outras estão deixando definitivamente o remoto. Eu, por exemplo, em 2020, no começo da pandemia estava trabalhando como professora de artes numa escola de educação especial. Foi um grande baque fazer toda a transformação de uma aula presencial para alunos com necessidades especiais, para uma aula online. Tive muitos desafios, mas ao mesmo tempo, me senti muito estimulada por esses desafios. Sempre gostei da facilidade do digital e amo tecnlogia, então comecei a estudar e a me mobilizar para essa adaptação. É claro que a primeira aula online foi muito diferente da última, porque durante esse processo tive muitos avanços e fiz muitos experimentos para ver quais as melhores formas de dar aula online e até mesmo de me comunicar com os alunos. Gostei tanto de trabalhar online que saí da escola e estou em transição de carreira no momento e por isso, fazendo os cursos da Alura. Trabalhar em casa para mim foi maravilhoso. Ganhei muita qualidade de vida. Por exemplo, ganhei mais tempo, pois perdia mais de 3 horas na locomoção para o trabalho, eu amo minha casa e me sinto muito mais confortável trabalhando nela (o conforto que tenho aqui é muito maior do que onde eu trabalhava), fico perto dos meus gatos. Tenho o privilégio de ter um cômodo próprio para ser meu escritório e estou equipando o mesmo com equipamentos que me ajudem nesse processo. No começo, eu fazia o trabalho remoto da pior maneira e aos poucos, fui pesquisando, conversando com quem já faz trabalho remoto e me adaptando para realmente fazer um trabalho onde eu não me prejudicasse. O que percebi é que muitas pessoas não conseguiram se adaptar ao trabalho remoto e por isso a experiência foi muito diferente da minha. Acho que as empresas devem estabelecer protocolos de horários e rotinas que realmente sejam apropriados ao trabalho remoto e até suporte psicológico/emocional, caso queiram que seus funcionários trabalhem com qualidade de produção. Inclusive um suporte financeiro para que a pessoa possa ter acesso à internet e alguns equipamentos que facilitem o trabalho.

1 resposta

Oi, Débora. Tudo bem?

Muito obrigada por compartilhar essa experiência conosco. É ótimo ver que se adaptou e gostou de trabalhar de forma remota.

Fiquei curiosa em saber mais sobre como funciona suas aulas para pessoas com necessidades especiais à distância.

E por fim, se tornou essencial a definição de horários e organização para conseguirmos utilizar da melhor forma o nosso tempo, pois como estamos no mesmo ambiente durante todo o dia a quebra de atividades e noção de tempo se tornou mais difícil.

Continue assim e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software