Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

TextContent vs Value

Ambas pegam apenas o conteúdo de determinada tag, mas qual a diferença na prática? A unica coisa que eu notei foi a velocidade. Pois no meu entendimento ambas fazem a mesma coisa, pegam o conteúdo digitado em um form, por exemplo, seja texto ou número.

4 respostas

Oi Nikolai, tudo certo?

O value uma propriedade de elementos que tem valor de fato, como um input ou textarea.

Já o textContent é para pegar o conteúdo textual que fica entre as tags de abertura e fechamento de um elemento.

Pra ver a performance real recomendo usar o JsPerf. Tem muito teste tipo "querySelector vs getElementBy".

Abcs!

Eai Natan,

Então, eu fiquei perdid no curso de JavaScript pois logo no começo do curso foi dito que para pegarmos apenas o conteudo de um elemento (sem as tags e etc) usamos o textContent, mas alguns capitulos depois foi dito que para fazer a mesma coisa usa o .value,

há alguma diferença entre usar um ou outro? pode ocorrer algum erro? Ou é questão de "gosto"? ou o textcontet serve apenas para fazer alterações do conteudo e o .valeu serve mais para receber e armazenar em algum lugar tal conteudo?

Não sei se conseguiu me entender, mas eu fiquei meio perdido depois de ver isso

solução!

Oi Nikolai,

Entendo sua confusão, parece a mesma coisa.

Montei esse Jsbin pra voce pegar a diferença, deixei uns comentarios pra voce testar os dois.

Sempre teste com console.log pra brincar e entender de fato as duvidas que aparecem.

A regra é: elemento/tag textContent input/textarea value

Abcs!

Testei aqui. Então resumindo os dois servem para a mesma coisa, mas, o .value é usado em inputs e o textContent para tags "normais"...

Valeu Natan