3
respostas

Tem que ser 100% Sincero mesmo ?

Uma vez, durante uma entrevista, fui sincero e mencionei que não apreciava trabalhar em equipe, tolerando apenas quando necessário. Comentei que não sou muito comunicativo, falando estritamente o essencial. Acrescentei que não sou proativo e que, sem instruções claras, não procuro por tarefas a realizar. Além disso, expressei que o salário oferecido não me satisfazia e que havia espaço para melhoria. Fui sincero e a recrutadora não, ela disse que entraria em contato.

3 respostas

Olá, Oswaldo! Tudo bem?

Entendo a sua preocupação e é uma questão muito válida. A sinceridade é essencial durante uma entrevista de emprego, mas é importante lembrar que a maneira como você comunica suas características e habilidades também é fundamental.

Lembre-se, a sinceridade é importante, mas a maneira como você se comunica é igualmente crucial. A chave é ser honesto, mas também apresentar suas características e requisitos de uma maneira que mostre seu valor para a empresa.

Bons estudos!

Ola Oswaldo, me permita também contribuir. Entendo que valores como sinceridade e honestidade são fundamentais. Entendo que no momento da entrevista, como você menciona, é o momento, se o avaliador te deu a oportunidade, de você expressar sinceridade sobre perguntas que lhe forem feitas. Por outro lado, todos nós corremos o risco, e isso faz parte da vida, de nossa sinceridade apresentar nossas características, que por exemplo, possam não combinar com as características exigidas pela empresa contratante. Mas, eu sempre acho que é melhor na entrevista já ficar claro se a pessoa é ou não adequada à função... do que a pessoa descobrir depois de contratada que não tem nenhuma afinidade com a organização, tornando o trabalho uma fonte de desgosto e de problemas futuros. Só mais um comentário. Talvez o problema da sinceridade seja quando pessoas, através do nome "ser sincero", falam coisas ou tenham atitudes que machuquem ou magoem o próximo. Isso é danoso. Não é porque eu, nos meus moldes de padrão, ache "alguém feio", não me dá o direito de falar isso para a pessoa, em nome da minha "sinceridade". Tato, bom senso, educação, respeito, etc., andam juntos com a sinceridade.

Boa Noite Oswaldo!

Até achei engraçado sua sinceridade na entrevista, você fez o que todo mundo tem vontade de fazer, mas por infinita nuances ficamos com as resposta só na mente. Rs Sinceridade é ótima, porém ela tem que vim acompanhada em dose pequenas e uma pitadinha de bom senso, o bom que depois dessa você deve ter aprendido e até tirar boas risadas dessa sua experiência. Não sei se você namora ou é casado, estando em um dos dois estágios você vai aprender que as vezes é melhor ficar só na mente e que a sinceridade desacerbada pode dura uma "DR" (Discutir Relação) de horas, e se for casado alguém lembrando da sua honestidade "até que a morte os separe" e isso é muito tempo.

Abraços Oswaldo

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software