Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

task encadeadas

Salve !

Outra pequena dúvida: O Gulp sempre roda todas as Tasks em paralelo?

Para garantir que um task rode após outra temos sempre que usar as dependencias nas tasks?

O Grunt tem essa caracteristica de tasks paralelas ou todas as tarefas sao sempre sequenciais? Seria essa a principal diferença entre Gulp e Grunt?

Tive alguns problemas implantando o Gulp em alguns projetos antigos... A maioria das vezes era executado o gulp.js pelo NPM sem apresentar qualquer erro, porem ao visualizar os arquivos, eles nao eram minificados nem concatenados em alguns casos. O fato de nao ser apresentado nenhum erro dificultou bastante o processo de entendimento do que estava errado.

Após trabalhar com dependencias encadeadas, alterando a task default, isso foi resolvido, porem minha task default ficou apenas com 2 tasks ( a de compactacao de imagem img e uma de minificacao encadeada com todas as outras).

Esse procedimento resolveu o problema, mas ficou péssima a leitura e entendimento do documento, pois o encadeamento de dependencias, ao meu ver, dificulta a leitura e entendimento do arquivo.

Existe alguma outra maneira de organizar isso de uma forma mais "verbosa"?

Muito obrigado!

2 respostas

Gulp sempre roda em paralelo por padrão, por isso é mais performático e mais complicado (além disso ele gera as transformações em memória através de streamings). Tem como ser serial, você aprendeu colocando uma dependência na task. Esse é o jeito do Gulp, não há outra forma.

Grunt roda tudo serialmente, por isso é menos performático e mais previsível (cada task do Grunt grava no disco e a próxima lê do disco, isso tem menos performance). Tem como ser async, mas você precisa de ganbiarra e outros módulos.

Beleza Márcio?

solução!

Salve Mestre Flavio!!!

Achei um plugin/modulo que permite gerenciarmos as tasks em sequencia e em paralelo de forma bem organizada!!!

segue link!

https://www.npmjs.com/package/gulp-sequence

Grande abraco!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software