Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

TAR

Acabei de assistir a aula falando sobre o comando TAR, porém eu não consegui identificar a diferença entre esse comando e o comando Zip.

3 respostas

Gustavo, Acabei de assistir essa mesma aula, pelo o que entendi os comandos são semelhantes mesmo, a diferença é a extensão do arquivo compactado que iremos criar. Pelo o que pesquisei o .tar.gz é mais utilizado no sistema operacional Linux enquanto o .zip no Windows,

Mas pelo que eu observei no linux não tem também o comando ZIP? pois eu acabei pesquisando que o TAR e´ um empacotador não um zip. ai fiquei confuso.

solução!

O tar é um empacotador, cria um pacote/arquivo sem compactação preservando informações administrativas sobre os arquivos.Porém se for da necessidade de compactar e empacotar você informa ao tar qual compactador deseja usar . 1)Criando pacote sem compactar:

tar -c nome_arquivo_ou_pasta_original > nome.tar

2) Criando arquivo com o algoritmo de compactação gnuzip. O z é de zip.

tar -cz nome_arquivo_ou_pasta_original > nome.tar.gz

3)Criando arquivo com o algoritmo de compactação bzip2 que dizem ser superior na compactação ao zip. Agora estou na dúvida se ele por compactar mais, demora mais na execução! O j é para o bzp2. O j é do nome do medalhão https://en.wikipedia.org/wiki/Julian_Seward

tar -cj nome_aquivo_ou_pasta_original > nome.tar.bz2

Ressalto que a dica do bzp2 está nos exercícios da aula.

Você também pode compactar diretamente com o bzip2 do mesmo jeito que faz com o zip. Mas isso não vai preserva informações sobre as permissões dos arquivos e pastas.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software