Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Sugestão] [WSL] Comando systemctl

Se você estiver usando wls como opção para virtualizar uma distro Linux, assim como eu, você precisará configurar um arquivo wls.conf para configuração local ou .wlsconfig na pasta raiz do seu usuário no windows para conseguir usar o comando sudo systemctl ... .

O caminho do arquivo de configuração deve estar no caminho /etc/wsl.conf, você pode cria-lo com o comando sudo nano /etc/wsl.conf e adicionar as seguintes regras.

[boot]

systemd=true

O mesmo vale para o arquivo de configuração global, depois reinicie o wsl no terminal do windows, como o powershell, com o comando wsl --shutdown.

Após essas configurações o comando deve funcionar normalmente.

2 respostas
solução!

Oi, Leonardo!

Muito obrigado por compartilhar essa dica sobre o WSL e o uso do systemctl! É realmente uma informação valiosa para quem está utilizando o Windows Subsystem for Linux (WSL) e deseja gerenciar serviços de forma semelhante ao que fazemos em distribuições Linux nativas.

Como você mencionou, ao habilitar o systemd no WSL, é possível usar comandos como sudo systemctl status nginx para verificar o status do servidor Nginx que acabamos de instalar. Isso é essencial para monitorar e garantir que o servidor web esteja funcionando corretamente.

Caso alguém esteja enfrentando dificuldades ao seguir os passos do curso no WSL, sua sugestão de configurar o arquivo /etc/wsl.conf e reiniciar o WSL pode ser a solução para permitir o uso do systemctl.

Bons estudos!

olá boa tarde ao usar o comando acima esta retornando not found

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade