Preciso por a senha quando eu for usar o "sudo" para escalar algum previlégio, mas eu não sei qual é a minha senha. Alguém me ajuda por favor!!
Preciso por a senha quando eu for usar o "sudo" para escalar algum previlégio, mas eu não sei qual é a minha senha. Alguém me ajuda por favor!!
Oii, Ana Luiza! Tudo bem?
Fica tranquila, essa é uma das dúvidas mais comuns para quem tá começando a usar o terminal no Linux. Acontece com muita gente, então não precisa se preocupar.
O sudo sempre solicita a senha do seu usuário no sistema.
Se você instalou o Ubuntu do zero, é a mesma senha que você definiu durante a instalação, quando criou o seu usuário.
Se estiver usando uma máquina virtual pronta, a senha costuma ser uma senha padrão definida na criação do ambiente.
Agora, se mesmo assim você realmente não se lembra da senha, ainda dá para resolver.
Se esse Ubuntu tá rodando localmente ou em uma máquina virtual, você pode reiniciar o sistema, acessar o recovery mode pelo menu do GRUB, abrir um terminal como root e redefinir a senha do seu usuário com o comando passwd nome_do_usuario. Depois disso, é só reiniciar normalmente e usar a nova senha com o sudo.
Tenta esses caminhos e, se continuar com dificuldade, conta pra gente como esse ambiente foi criado (VM local, WSL, nuvem) que a gente te orienta melhor.
Aqui tem um tutorial, bem completo.
Obrigada por tentar me ajudar