qnd dou o comando de ssh para conectar usando o cmd do windows, ele dá como resposta "Connection timed out"
alguém sabe como posso resolver isso ?
qnd dou o comando de ssh para conectar usando o cmd do windows, ele dá como resposta "Connection timed out"
alguém sabe como posso resolver isso ?
Oii, Carlos! Tudo bem?
O "Connection timed out" indica que o seu computador (o cliente) tentou alcançar a Máquina Virtual (o servidor), mas não obteve nenhuma resposta dentro do tempo esperado.
Vamos verificar alguns pontos?
Verificação do Endereço IP:
O endereço IP pode mudar se a máquina for reiniciada ou se houver alguma alteração na rede.
ip address.192.168.x.x) ainda é o mesmo que você está digitando no CMD do Windows.Configuração de Rede (Modo Bridge):
Pra que o SSH funcione da forma explicada na aula, a VM precisa estar na mesma rede que o seu computador físico.
O Serviço SSH está ativo?
Às vezes, o sistema operacional da VM pode não ter iniciado o serviço que aceita conexões remotas. Você pode testar se o serviço tá rodando digitando este comando dentro da VM:sudo systemctl status ssh
sudo systemctl start ssh.Firewall do Windows ou Antivírus:
Pode acontecer do firewall do seu Windows ou um antivírus bloquear a saída da conexão SSH.
Dica extra:
Tenha certeza de que o seu computador e a VM estão "se enxergando". No CMD do Windows, tente o comando:ping seu_ip_da_vm
(Exemplo: ping 192.168.40.36)
Se o comando ping responder com sucesso, a rede está funcionando e o problema pode ser apenas no serviço de SSH da máquina destino. Se o ping também der tempo esgotado, o problema está na configuração de rede do VirtualBox.
Você consegue verificar qual foi o resultado do comando ip address dentro da VM para compararmos com o que você digitou no CMD?
obg!
fui destando os métodos e eles não estavam funcionando, ja tinha pingado e vi q era na vm, mudei as placas uma a uma e fui testando, até q uma funcionou fiquei com 2 ips, um q era o q não funcionava e o outro q funcionou.