Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] ssh não conecta

qnd dou o comando de ssh para conectar usando o cmd do windows, ele dá como resposta "Connection timed out"
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
alguém sabe como posso resolver isso ?

2 respostas
solução!

Oii, Carlos! Tudo bem?

O "Connection timed out" indica que o seu computador (o cliente) tentou alcançar a Máquina Virtual (o servidor), mas não obteve nenhuma resposta dentro do tempo esperado.

Vamos verificar alguns pontos?

Verificação do Endereço IP:

O endereço IP pode mudar se a máquina for reiniciada ou se houver alguma alteração na rede.

• Dentro da sua Máquina Virtual (na janela do VirtualBox), digite novamente o comando ip address.
  • Confirme se o número que aparece na interface enp0s3 (algo como 192.168.x.x) ainda é o mesmo que você está digitando no CMD do Windows.

Configuração de Rede (Modo Bridge):

Pra que o SSH funcione da forma explicada na aula, a VM precisa estar na mesma rede que o seu computador físico.

• No VirtualBox, vá em Dispositivos > Rede > Configurações de Rede.
  • Confirme se está selecionado Placa em modo Bridge.
  • Verifique se o nome da placa selecionada é a que você usa para acessar a internet no seu computador físico (Wi-Fi ou Ethernet).

O Serviço SSH está ativo?

Às vezes, o sistema operacional da VM pode não ter iniciado o serviço que aceita conexões remotas. Você pode testar se o serviço tá rodando digitando este comando dentro da VM:
sudo systemctl status ssh

• Se aparecer active (running), está tudo certo.
  • Se não estiver ativo, tente iniciar com: sudo systemctl start ssh.

Firewall do Windows ou Antivírus:

Pode acontecer do firewall do seu Windows ou um antivírus bloquear a saída da conexão SSH.

• Tente desativar temporariamente o firewall ou garantir que o Prompt de Comando tenha permissão para realizar conexões na rede local.

Dica extra:
Tenha certeza de que o seu computador e a VM estão "se enxergando". No CMD do Windows, tente o comando:
ping seu_ip_da_vm
(Exemplo: ping 192.168.40.36)

Se o comando ping responder com sucesso, a rede está funcionando e o problema pode ser apenas no serviço de SSH da máquina destino. Se o ping também der tempo esgotado, o problema está na configuração de rede do VirtualBox.

Você consegue verificar qual foi o resultado do comando ip address dentro da VM para compararmos com o que você digitou no CMD?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

obg!
fui destando os métodos e eles não estavam funcionando, ja tinha pingado e vi q era na vm, mudei as placas uma a uma e fui testando, até q uma funcionou fiquei com 2 ips, um q era o q não funcionava e o outro q funcionou.