Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] Usando virtualização de ambiente com DevContainer no VSCode

Eu estou usando uma ferramenta do VSCode idealizada para este tipo de situação.

Onde o encapsulamento do ambiente de desenvolvimento é critico para o processo de codificação da solução.

Ilustração de como fica meu shell

Usando este tipo de técnica, é garantido que todos os desenvolvedores que colaboram com o processo de implementação deste projeto estarão utilizando exatamente as mesmas especificações de ambiente planejada para o projeto para todos.

Aqui utilizo ferramentas como:

  • Docker: Para montar os ambientes (Sistema Operacional) virtualizado,
  • Poetry: Ferramenta em python para definição e gestão de dependências do projeto,
  • Ruff: Ferramenta de linter e Formatação de código. Configurando junto com o VSCode, garante uma disciplina no modo de escrever o código.

Quem quizer mais informações sobre isso, estou disponível na comunidade da Alura no Discord (Meu usuário é o: marlosribeiro), ou falamos por aqui mesmo no forum.

O projeto para este curso de Python: avance na Orientação a Objetos e consulta API esta todo estruturado com essa stack. Compartilho em: https://github.com/mgrb/alura_projects/tree/python_api/python_api

[ ]`s

1 resposta
solução!

Olá, Marlos! Tudo bem?

Agradeço por compartilhar sua experiência e recursos com a comunidade. Acredito que muitos colegas poderão se beneficiar do seu conhecimento e das configurações que você disponibilizou no GitHub. A prática de compartilhar conhecimento e recursos é uma parte valiosa do aprendizado e crescimento coletivo em comunidades de desenvolvedores.

Espero que sua contribuição inspire outros estudantes a explorarem essas ferramentas e que a troca de informações continue enriquecendo a experiência de todos na comunidade.

Bons estudos!