3
respostas

[Bug] Erro ao importar o fastapi no linux

Já tive esse mesmo problema no windows, e resolvi por lá igual a solução dada em outros posts (de clicar lá pra selecionar o interpretador da venv pra ficar tipo "3.12.x venv:venv"... Mas no linux é diferente e não estou conseguindo resolver. Segue os prints:
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Dai quando clico lá em baixo na versão do python (3.12.12), o vscode abre o selecionador de interpretador do python conforme imagem abaixo, mas já escolhi todos da lista e o erro continua:
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Bom dia, Cairo! Tudo bem?

Todo esse processo que você está fazendo é o certo, porém, com base no print você esqueceu de criar um ambiente virtual e iniciar ele, e isso consequentemente significa que você não tem o FastApi instalado em nenhum lugar. Mas vamos resolver isso.

1. Abra o terminal do VS Code e digite python -m venv venv. Assim você vai criar um ambiente virtual com o nome venv.

2. Com o mesmo terminal, digite source venv/Scripts/activate para ativar o ambiente virtual, com ele ativado, instale o FastApi pip install fastapi.

Por fim, refaça os passos que você mostrou no print e, no de seleção de interpretador, você seleciona o que apresenta o nome do seu ambiente virtual.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Eu criei e ativei o ambiente virtual. Na primeira imagem dá pra vê no terminal que a venv está ativa e mesmo assim o erro continua. Além de que esse é um erro de import, mas que não impede o programa de rodar.
Estou subindo o servidor normalmente do uvicorn (com a venv ativa, até porque fora da venv o uvicorn e fastapi não estão instalados), mas no vscode continua com a flag de erro de import

Olá, Cairo!

Isso é um pouco estranho, pois, por já ter o ambiente virtual, deveria aparecer o interpretador para você selecionar para usar no VS Code. Pode ter acontecido algum bug visual, pois mesmo sendo Linux não era para ter problema nessa seleção.

Peço que tente novamente mudar o interpretador após abrir e fechar o VS Code. Caso não encontre, crie um ambiente virtual dentro da aba de seleção de interpretador, ela é a primeira opção que aparece.

Espero que funcione!