2
respostas

[Sugestão] Storytelling Filmes e Séries: Disney

Como exemplo, vou trazer aqui um dos contos de fada da Disney. Inclusive, a Disney é um exemplo de excelência em storytelling, que se utiliza de tramas envolventes e a partir delas promove toda uma experiência de entretenimento (como por exemplo os parques temáticos que atraem MILHÕES de pessoas todos os anos) e consumo, com uma infinidade de produtos vendidos nos mais diversos setores.

A Branca de Neve e os Sete Anões (animação do ano de 1937, e primeira da Disney)

  1. Status Quo;

A princesa Branca de Neve perdeu sua mãe assim que nasceu, e desde então vivia no castelo com seu pai, o rei, que posteriormente se casou novamente com uma princesa muito vaidosa, que veio a ser a madrasta da Branca de Neve. Um tempo depois, o rei também veio a falecer, ficando apenas a Branca de Neve e sua madrasta.

  1. Incidente inicial;

A rainha, sempre muito vaidosa, possuía um espelho mágico, ao qual todos os dias ela questionava: "Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?". E o espelho sempre respondia que ela era a mais bela. Até que um dia, o espelho respondeu que a mais bela era a Branca de neve. A rainha, enfurecida de inveja, mandou chamar um caçador para que desse cabo da vida de Branca de Neve. Porém, o caçador não teve coragem de tirar a sua vida.

  1. Resposta emocional do protagonista ao incidente;

Branca de neve muito assustada foge para a floresta, onde encontra os Sete Anões que a abrigam em sua casa.

  1. Ação;

Quando a rainha descobre que Branca de Neve ainda está viva, trata imediatamente de dar um jeito na situação por conta própria, e usando os seus recursos mágicos, envenena uma bela maçã e se transforma em uma velhinha debilitada para assim enganar Branca de Neve e presenteá-la com a maçã.

  1. Resultado;

Branca de neve come a maçã e cai em sono profundo, mas os anões não a enterram, e sim a colocam em um caixão de cristal, para que todos pudessem chorar a sua morte. Até que um príncipe, encantado por sua beleza, se aproxima e a beija com um beijo de amor verdadeiro, despertando Branca de Neve do seu sono profundo.

  1. Resposta emocional do protagonista ao resultado.

A rainha por sua vez, tentando fugir da fúria dos Sete Anões, cai de um penhasco e morre. Branca de Neve, que já havia se apaixonado pelo Príncipe, agora pode viver o seu "felizes para sempre", no castelo de sua família. A moral da história: cuidado com a inveja e a vaidade exarcebada.

2 respostas

Olá Sabrina. Excelente ponto de vista. Certamente proporciona um novo olhar, tanto ao exemplo dado, como a outros filmes. Obrigado por compartilhar seu olhar. Sucesso!

Olá Sabrina, tudo bem?

Realmente, a Disney é um exemplo incrível de storytelling e a história da Branca de Neve é um clássico que encanta gerações. É interessante notar como a história é construída de forma a prender a atenção do espectador e transmitir uma mensagem importante.

A partir da situação inicial, em que a Branca de Neve vive com a madrasta invejosa, até o desfecho, em que ela encontra o amor verdadeiro e vive feliz para sempre, a história é repleta de emoções e ações que mantêm o espectador envolvido.

Além disso, a moral da história é muito importante e atual: a inveja e a vaidade excessiva podem trazer consequências graves.

Espero ter ajudado a entender um pouco mais sobre a história da Branca de Neve e como a Disney utiliza o storytelling para criar experiências incríveis. Qualquer dúvida, é só perguntar!

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software