Wall-E
Status Quo
Planeta Terra coberto com sucata e lixo orgânico por todos os lados. Nenhum ser à vista, a não ser um robozinho que está andando por aí e fazendo todo este trabalho de compactar lixos em formatos de cubo. Este é o protagonista da história: Wall-E. Mesmo sendo programado para esta função, ele é um robô curioso e acaba se divertindo com algumas sucatas. Dentre essas sucatas, ele acaba encontrando uma forma de vida crescendo no solo que era totalmente diferente de tudo o que ele viu e resolve guardá-lo também.Incidente inicial;
No dia seguinte em mais um dia de trabalho, ele encontra uma luz vermelha, a persegue. Mal sabia que era uma espaçonave que deixou outro robô programado para encontrar algum resquício favorável à ele. É uma robô fêmea, forte e temperamental chamada Eve, e Wall-E prontamente se apaixona por ela. Eles têm uma leve interação na Terra e se tornam amigos. Wall-E decide mostrar sua coleção. No meio disso, ele mostra o tal objeto que parecia ser uma planta que faz Eve apitar um sinal, guardar o objeto e ficar totalmente desativada sem possibilidade de interação.Resposta emocional do protagonista ao incidente;
Wall-E chamava por Eve, mas não tinha resposta. O tempo passa até que o mesmo foguete busca ela para levar de volta ao espaço.
Sem pensar muito, o robôzinho se pendura no foguete para ir atrás de sua amada. Com isso, ele acaba chegando numa espaçonave cheio de outros robôs exercendo suas tarefas e humanos obesos que ficavam apenas relaxando. Wall-E cumprimenta as pessoas, interage com outros robôs, o que desperta curiosidade em todo mundo por ele levar a vida bem diferente do que os outros acabaram se habituando na espaçonave.
Ele chamava atenção tanto positiva quanto negativa, pois, por ele não conhecer nada de onde estava, acabava criando maior confusão. Eve não aguentava toda essa confusão que ele causava, então leva Wall-E de volta para Terra numa cabine, o qual se recusa. Até que eles descobrem onde estava a planta: um robô assistente estava jogando a planta na cabine para fora. Os dois logo descobrem a sabotagem, principalmente pelo fato de tudo acabar se repetir na rotina de trabalho dos robôs.
Wall-E então corre para pegar a planta de volta e acaba conseguindo.Ação;
Eve decide entregar a planta para o capitão sozinha, deixando Wall-E sozinho em uma sala piscina, evitando que ele acabe entrando em confilto de novo. A planta era importante, pois significava que a população poderia voltar à Terra para se reestabelecer. Mas Wall-E, impaciente de tanto esperar sua amada, decide ir atrás para ajudar no que podia. E é surpreendido vendo ela e o capitão humano da espaçonave entrando em conflito com o piloto automático. Descobre-se que ele foi o responsável de se livrar da planta e continuar dominando a humanidade toda. Tinha vários robôs subordinados comandados por ele que impediam que todos voltassem para casa. No meio da confusão, Wall-E recupera a planta, mas é machucado fortemente pelo piloto automático, mandando-o para o lixão.Resultado;
Com a ajuda de Eve e outros robôs, Wall-E é resgatado juntamente com a planta é resgatada e levada para o detector holográfico que permitiria que eles fossem para casa.
Wall-E ainda estava gravemente quebrado e Eve estava mais desesperada que qualquer um. Quando todos chegaram à Terra, as pessoas e robôs se preocupavam com o destino do herói que ensinou sobre sentimentos, curiosidade e muito mais. Ela volta com ele para o armazém onde o conheceu e começa a juntar todas as peças possíveis para consertá-lo. Depois de renovado, ele voltou a se mexer, porém seu estado emocional ficou completamente diferente do que Eve conhecia. Ele simplesmente não demonstrava nenhuma emoção e voltou a fazer o mesmo trabalho que já era programado para ser feito.Resposta emocional do protagonista ao resultado.
Eve o chamava sem parar a fim de que Wall-E a reconhecesse. Os dois estavam bem próximos e entrelaçavam as mãos robóticas que eles tinham. Após alguns minutos encarando, o herói simpático que ela conhecia milagrosamente voltou aos sentidos. E com uma notícia surpreendente, afinal ele estava de mãos dadas com sua amada.
Todos os humanos estavam dispostos a começar uma nova plantação, conhecer ainda mais coisas novas e ensinar uns aos outros. Tudo isso juntamente com os dois robôs heróis de toda essa jornada.