A minha sugestão é apresentar o problema primeiro e depois dar a solução. E faço isso por alguns motivos:
- Dependendo do que for o assunto, é frustrante ver o que a instrutora está fazendo e não estamos entendendo. Se a gente sabe o motivo daquilo, a gente é capaz de compreender o raciocínio.
- Dê margem para o aluno resolver sozinho qualquer problema. Isso incentiva a pessoa a tentar por si só, estimula mais o aprendizado. Se já temos a solução, qual o motivo de tentar? Dependendo do curso, principalmente como esse, o aluno já terá ferramentas para chegar à solução. Se for algo mais complexo, fala sobre um pouco do problema, mas deixe o aluno tentar antes.
Eu sou do tipo que prefere tentar as coisas sozinho e ver se a minha solução é boa ou se tem falhas. Quando não posso fazer isso, invento algo por mim mesmo, como esperar passar todo o vídeo e fazer o que foi feito sem consultar. O ruim disso é que eu já sei pra onde vai.
Gosto muito da didática da Moni, uma das minhas preferidas. E essa minha sugestão não é só para ela, mas para os instrutores da escola de front-end, tendo em vista que muitos cursos que já fiz seguiram esse caminho.
Exemplo de um curso que fiz recentemente que gostei foi do Aluraplay-requsições, ministrado pela Moni. No final do curso, ela dá sugestões do que os alunos poderiam fazer por conta própria.