Nesse módulo entendemos a importância das metas. Pautando esse propósito em 3 perguntas:
• Por que quero aprender?
A sua razão em volta desse questionamento, podendo ser por trabalho, por uma promoção, por gostar do conteúdo, por prazer em aprender, uma curiosidade ou necessidade momentânea.
• Onde vou usar?
No seu trabalho, no curso/faculdade, em momentos de lazer e etc.
• Quando quero estar pronto?
Já tem em mente quando você quer estar preparado? Quando quer fazer acontecer? Uma data estipulada para a apresentação de um projeto, por exemplo.
Segundo Peter Drucker, "O que pode ser medido, pode ser melhorado".
Com base nisso, o mesmo criou o Método SMART.
Definir como uma meta vai ser desenhada, reproduzida, com base nos seguintes valores:
Specific (Específica)
Meansurable (Mensurável)
Achievable (Atingível)
Relevant (Relevante)
Timely (Tempo Determinado)
Ele entende que uma meta deve ser específica para que possamos atingi-la, e, dessa forma, se torna mensurável, atingível, relevante e possível em um tempo determinado.
Abordando os níveis de mensuração, temos o Modelo de Avaliação de Aprendizado por Kirkpatrick, normalmente visto em forma de pirâmide:
Explicação:
Nível 4 - Resultados (impacto)
Quando vou (ou poderei em breve) gerar resultado?
Nível 3 - Comportamento (Conhecimento aplicado)
Quando estou conseguindo aplicar o que estou aprendendo?
Nível 2 - Aprendizado (Conhecimento adquirido)
Quando estou conseguindo lembrar o que estou aprendendo?
Nível 1 - Reação (Satisfação)
Quando estou satisfeito com o processo de aprendizagem?
Essa pirâmide nos mostra como podemos nos apropriar do conhecimento e gerar resultados práticos a partir do nosso estudo. São perguntinhas básicas que nos lembram do nosso propósito e comprometimento.
Por fim, juntando ambos modelos acima e aplicando-os, podemos gerir um Plano de Ação quando necessário. Chegamos nesse plano com base em balanços semanais.
Realizar um balanço semanal = O quanto eu consegui aprender e colocar em prática nesse tempo.
É essencial monitorar a satisfação com o próprio desempenho, a retenção do conhecimento e a aplicação prática do que foi aprendido. Caso esteja abaixo do esperado, o plano é colocado em prática para compreender o que deve ser melhorado ou priorizado.