estou querendo me focar na área de desenvolvimento e queria um plano de estudo atualizado 2024
estou querendo me focar na área de desenvolvimento e queria um plano de estudo atualizado 2024
Oi Hugo, tudo bem?
Legal que você quer se focar no desenvolvimento web! Eu sugiro um plano de estudos bem estruturado, que te ajude a entender tanto o front-end quanto o back-end para ter uma visão completa do processo de desenvolvimento web. Vou dividir o plano em tópicos e etapas para facilitar:
Antes de partir para ferramentas mais avançadas, é fundamental ter uma boa base:
Ferramentas:
Prática: Crie pequenos projetos como uma landing page ou um site de portfólio.
Depois de entender o básico, é hora de aprender mais sobre frameworks e bibliotecas que vão facilitar seu trabalho no front-end.
Prática: Crie aplicações mais complexas, como um blog, uma lista de tarefas (to-do list), ou um site de notícias com consumo de APIs.
Agora é hora de aprender o que acontece no servidor. É importante entender como as aplicações funcionam por trás das cenas.
Prática: Crie uma API simples para o seu front-end consumir. Por exemplo, uma API de tarefas, onde você pode criar, editar, listar e excluir tarefas.
Agora que você tem o conhecimento tanto do lado do cliente quanto do servidor, é hora de integrá-los.
fetch()
ou bibliotecas como Axios
.Prática: Construa um projeto completo com front-end e back-end integrados, como um sistema de gerenciamento de usuários, com autenticação, CRUD e interface de usuário.
Agora que você tem uma base sólida, pode começar a estudar tópicos mais avançados e a melhorar suas habilidades:
Prática: Participe de projetos open-source, contribua em repositórios no GitHub ou crie projetos mais desafiadores como um e-commerce, dashboard ou um sistema de chat.
Com esse plano de estudos, você consegue um bom equilíbrio entre teoria e prática. O mais importante é colocar a mão na massa e ser consistente. Não se esqueça de revisar constantemente o que aprendeu e se manter atualizado!
Boa sorte no seu aprendizado!