Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] Não entendi pq grep e head

Eu usei esse para mostrar as primeiras linhas: ps c -eo pid,%mem,command --sort=-%mem | head -n11

existe tbm como usar grep: ps c -eo pid,%mem,command --sort=-%mem | grep -A10 PID

eu não entendi como usar os dois pra isso, inclusive gostaria de dizer que o head faz mais sentido pq de fato pega as primeiras 11 linhas, basta algum progama ter o nome PID para aparecer ele e suas 10 linhas a mais, o que é possível.

ou era para usar o grep para fazer sort? eu não sei se dá pra fazer isso e o ps já tem esse parametro ...

1 resposta
solução!

Olá, Pedro!

Entendo a sua dúvida sobre o uso dos comandos grep e head. Vamos esclarecer como cada um deles pode ser utilizado e qual é a diferença entre eles.

O comando head é utilizado para exibir as primeiras linhas de um arquivo ou de uma saída de comando. No seu exemplo, head -n11 está mostrando as primeiras 11 linhas da saída do comando ps, que lista os processos ordenados pelo uso de memória. Isso é útil quando você quer ver apenas os processos que estão consumindo mais memória, sem se preocupar com o nome do processo.

Por outro lado, o grep é usado para buscar padrões específicos dentro de um texto. No seu exemplo, grep -A10 PID está procurando por linhas que contêm "PID" e, além disso, exibe as 10 linhas seguintes a cada ocorrência. Isso pode ser útil se você estiver interessado em um processo específico ou em um conjunto de processos que compartilhem um padrão no nome ou em outro atributo.

No contexto da atividade, o objetivo é identificar os 15 processos com maior consumo de memória. O uso do head faz mais sentido aqui, pois você quer simplesmente os primeiros 15 processos após a ordenação por uso de memória. O grep não seria necessário a menos que você estivesse procurando por um processo específico.

Portanto, o comando ps c -eo pid,%mem,command --sort=-%mem | head -n15 seria adequado para listar os 15 processos com maior uso de memória. O grep não é necessário para essa tarefa específica, a menos que você tenha um motivo específico para filtrar por um padrão.

Bons estudos!