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[Sugestão] Jogo de forca mais próximo do real

Fala galera, ao final do curso mostrei o jogo para minha namorada, e ele disse que o jogo não estava muito parecido com um jogo real de forca. Estava muito rígido com algumas coisas, e baseado nisso fiz algumas sugestões com para as seguintes implementações:

  • 1)Arquivo base com mais frutas;
  • 2)Modificação da função "desenha_forca()" para contar os erros;
  • 3)Tratamento de tentativas repetidas;
  • 4)Modificações para deixar o jogo mais parecido com o real:
    • Ser menos rígido com acentos e "ç";
    • Considerar o hífen como dado, e não letra a ser adivinhada.

Foi uma ótima oportunidade para revisar os conceitos do curso, e praticar a linguagem. Deixo aqui o link do repositório no GitHub: https://github.com/mariobigai/Curso-Python-3-parte-2-Avan-ando-na-linguagem/blob/capitulo1/README.md. Do mais é isso, ótimo curso!

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Olá Mario, tudo bem com você?

Meus parabéns por ir além do proposto nas aulas, sua dedicação e esforço é muito importante para fixar e aprimorar ainda mais o seu aprendizado. Fico feliz que tenha compartilhado o seu projeto no fórum Alura. As implementações ficaram excelentes, atendendo bem às novas propostas.

Gostaria de aproveitar a oportunidade e deixar uma dica sobre o projeto disponibilizado. Recomendo que deixe a função carrega_palavra_secreta retornando às palavras aleatórias, no projeto disponibilizado ela está sempre retornando a palavra maçã. Caso um usuário realize a clonagem do seu repositório ou baixe-o, ele terá que fazer essa mudança. Deixando o código no repositório já em pleno funcionamento irá proporcionar uma melhor experiência aos usuários do seu projeto.

Basta comentar a linha palavra_secreta = "maçã".upper() e retirar o comentário da linha palavra_secreta = palavras[numero].upper(). Ficando como apresentado abaixo.

def carrega_palavra_secreta():
    # arquivo = open("palavra.txt", "r")
    palavras = []
    with open("palavra.txt", "r") as arquivo:
        for linha in arquivo:
            linha = linha.strip()
            palavras.append(linha)
    # arquivo.close()
    numero = random.randrange(0, len(palavras))
    palavra_secreta = palavras[numero].upper()
    #palavra_secreta = "maçã".upper()

    return palavra_secreta

Após essa modificação, o usuário receberá uma das 69 frutas salvas no arquivo palavras.txt, não sendo mais limitada a palavra maçã.

Lembre-se que pode contar sempre com o fórum Alura, seja para compartilhar o seu desenvolvimento ou para tirar suas dúvidas.

Fico à disposição.

Abraços e bons estudos.

Oi Felippe, muito obrigado pela resposta e pelo retorno.

Obrigado pela correção do codigo, ru upei uma versão de teste no github, vou upar o arquivo correto.

Mas uma vez muito obrigado, estou adorando a experiência Alura!